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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Interface educação e saúde: concepções controvérsias sobre o TDAH
Autor(es): Abdon, Camila Jones
Autor(es): Abdon, Camila Jones
Abstract: O trabalho monográfico que se segue possui como objeto de estudo o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). De natureza qualitativa,objetivou identificar qual a concepção sobre o TDAH dos profissionais especializados que trabalham com esse Transtorno na perspectiva de contribuir para a formação dos profissionais de educação. O estudo se deu através de um contexto de vida real no qual entrevistas foram aplicadas com psicólogos, psiquiatras e fonoaudiólogos; esses expuseram suas concepções a respeito do “transtorno” ou suposto transtorno para alguns, tendo assim, controvérsias a serem debatidas. Esse trabalho expõe também opiniões de diversos autores sobre a medicalização e os efeitos dessa para o desenvolvimento escolar. Como resultado do trabalho de pesquisa teórico e empírico se observou, no que diz respeito à concepção, diagnóstico, tratamento ou até a própria existência do TDAH, que ainda não se tem comprovações científicas suficientes que argumentem tal existência. Portanto, tema polêmico e de grande relevância para a reflexão no âmbito da educação e da saúde.
Palavras-chave: TDAH
Concepção
Medicalização
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA - FACED
metadata.dc.publisher.program: Curso de Pedagogia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32995
Data do documento: 9-Mar-2021
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