Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32994
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Santos, Ana Katia Alves dos | - |
dc.contributor.author | Nascimento, Àlice Quele Leal | - |
dc.creator | Nascimento, Àlice Quele Leal | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-09T17:58:52Z | - |
dc.date.available | 2021-03-09T17:58:52Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-09 | - |
dc.date.submitted | 2011 | - |
dc.identifier.other | TCC | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32994 | - |
dc.description.abstract | A pesquisa aqui apresentada discorre sobre a alfabetização e letramento. Ela visa analisar as contribuições do PIBID – Pedagogia, da UFBA, no processo de aquisição de leitura, escrita e letramento, dos alunos do 1° ciclo do ensino fundamental, da Escola Municipal Vivaldo da Costa Lima. Como forma de auxiliar esse trabalho, as bases legais que fomentam o PIBID e a perspectiva da alfabetização e letramento nas visões de Emília Ferreiro e Magda Soares foram tomadas como subsídio para a investigação. Para realizar a coleta de dados, foram realizados questionários entre professores, alunos e a direção da escola, diagnósticos de leitura, escrita e fonológico, esses instrumentos foram usados para colaborar com a pesquisa etnográfica, que busca compreender as visões apresentados pelos sujeitos pesquisados. O texto aborda o histórico do PIBID e, de um modo geral, a relevância do Programa no curso de Pedagogia da UFBA, a situação da formação docente no Brasil e o cotidiano da escola pesquisada e como o processo de alfabetização e letramento acontece na referida escola. Os resultados obtidos revelaram como as práticas do PIBID – Pedagogia, desenvolvidas na escola pelas bolsistas, tem cooperado com uma educação para infância nos âmbitos da alfabetização e do letramento. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | PIBID | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.title | As contribuições do programa institucional de bolsas de iniciação científica à (PIBID), do curso de pedagogia da UFBA, no processo de alfabetização e letramento da escola municipal Vivaldo da Costa Lima | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referees | Santos, Ana Katia Alves dos | - |
dc.contributor.referees | Soares, Leila da Franca | - |
dc.contributor.referees | Assis, Alessandra | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA - FACED | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA ÁLICE QUELE LEAL NASCIMENTO.pdf | 628,7 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.