Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32994
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSantos, Ana Katia Alves dos-
dc.contributor.authorNascimento, Àlice Quele Leal-
dc.creatorNascimento, Àlice Quele Leal-
dc.date.accessioned2021-03-09T17:58:52Z-
dc.date.available2021-03-09T17:58:52Z-
dc.date.issued2021-03-09-
dc.date.submitted2011-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32994-
dc.description.abstractA pesquisa aqui apresentada discorre sobre a alfabetização e letramento. Ela visa analisar as contribuições do PIBID – Pedagogia, da UFBA, no processo de aquisição de leitura, escrita e letramento, dos alunos do 1° ciclo do ensino fundamental, da Escola Municipal Vivaldo da Costa Lima. Como forma de auxiliar esse trabalho, as bases legais que fomentam o PIBID e a perspectiva da alfabetização e letramento nas visões de Emília Ferreiro e Magda Soares foram tomadas como subsídio para a investigação. Para realizar a coleta de dados, foram realizados questionários entre professores, alunos e a direção da escola, diagnósticos de leitura, escrita e fonológico, esses instrumentos foram usados para colaborar com a pesquisa etnográfica, que busca compreender as visões apresentados pelos sujeitos pesquisados. O texto aborda o histórico do PIBID e, de um modo geral, a relevância do Programa no curso de Pedagogia da UFBA, a situação da formação docente no Brasil e o cotidiano da escola pesquisada e como o processo de alfabetização e letramento acontece na referida escola. Os resultados obtidos revelaram como as práticas do PIBID – Pedagogia, desenvolvidas na escola pelas bolsistas, tem cooperado com uma educação para infância nos âmbitos da alfabetização e do letramento.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPIBIDpt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.titleAs contribuições do programa institucional de bolsas de iniciação científica à (PIBID), do curso de pedagogia da UFBA, no processo de alfabetização e letramento da escola municipal Vivaldo da Costa Limapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesSantos, Ana Katia Alves dos-
dc.contributor.refereesSoares, Leila da Franca-
dc.contributor.refereesAssis, Alessandra-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFBA - FACEDpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA ÁLICE QUELE LEAL NASCIMENTO.pdf628,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.