Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32928
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSantos, Ana Katia Alves dos-
dc.contributor.authorSilveira, Adriana Maria Araújo da-
dc.creatorSilveira, Adriana Maria Araújo da-
dc.date.accessioned2021-03-02T18:16:24Z-
dc.date.available2021-03-02T18:16:24Z-
dc.date.issued2021-03-02-
dc.date.submitted2011-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32928-
dc.description.abstractA presente pesquisa tem como objetivo fazer uma investigação acerca das contribuições dos contos de fadas para educação infantil, através de uma reflexão em torno da importância da utilização dos contos como meio de estímulo à aprendizagem formal e informal, os contos favorecem o desenvolvimento pessoal e social, auxilia na formação moral e ética da criança, assim, contribuindo para formação da personalidade infantil, e é principalmente pela via do prazer que a criança passa a adquirir o hábito de leitura. Para tanto, foi necessário utilizar como aparato metodológico, a pesquisa bibliográfica e qualitativa, porém, foram feitos estudos a partir de alguns questionários que foram aplicados e serviram como base coletora de opiniões. Os principais teóricos utilizados neste trabalho foram: Bettelheim (1978), Amarilha (1997), Abramovich (1997), Coelho (2003), Machado (2002), Lajolo e Zilberman (1991), através dos quais buscou-se analisar como a literatura infantil, mais especificamente, os contos de fadas, podem contribuir para o desenvolvimento psicossocial da criança. No processo de construção dos capítulos apresentou-se a seguinte estrutura: o primeiro capítulo contendo o contexto histórico dos contos de fadas, o motivo da adaptação dos mesmos para o público infantil, e o nascimento da literatura infantil, no segundo, as contribuições dos contos para desenvolvimento infantil,onde no final deste capitulo, encontramos relações teórica – práticas a partir de reflexões a cerca dos questionários. O estudo possibilitou concluir que na construção imaginária infantil através da leitura dos contos, abremse portas que permite as crianças levantar suas hipóteses, as incentivam a se comunicar, criar situações, fazer comparações que lhes servirão de base para aprendizagem futuras.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectContos de fadaspt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleEra uma vez...os contos de fadas e sua contribuições na formação de crianças na educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesSantos, Ana Katia Alves dos-
dc.contributor.refereesSoares, Leila da Franca-
dc.contributor.refereesBatista, Hildonice de Souza-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/FACEDpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MANOGRAFIA ADRIANA MARIA ARAÚJO DA SILVEIRA.pdf449,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.