Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32925
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBezerra, Raquel Nery Lima-
dc.contributor.authorOliveira, Helen da Silva-
dc.creatorOliveira, Helen da Silva-
dc.date.accessioned2021-03-02T13:28:52Z-
dc.date.available2021-03-02T13:28:52Z-
dc.date.issued2021-03-02-
dc.date.submitted2020-12-10-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32925-
dc.description.abstractEsta monografia apresenta os resultados da análise qualitativa de dados obtidos através de observação nos museus da Universidade Federal da Bahia - UFBA, no âmbito da Educação Museal, tendo como objetivo analisar as práticas educativas dos museus públicos da UFBA, oferecidas aos estudantes da educação básica da rede pública de ensino. Tal análise foi realizada a partir dos princípios e diretrizes contidos no Caderno da Política Nacional de Educação Museal – PNEM (2018), que regula a prática de educação em museus no Brasil. A pesquisa foi realizada trazendo como afirmação que os estudantes da educação Básica da rede pública de ensino podem encontrar nos museus potenciais que se somem à construção de suas aprendizagens sobre o mundo em que vivemos; os potenciais sendo: a construção da identidade cultural, desenvolvimento do letramento artístico (BRASIL, 2015) e do Letramento cientifico (CHASSOT, 2003) e o acesso ao ambiente de poder que é o museu, tendo a pedagogia museal (Marandino, 2003; 2008) como meio para uma prática educativa planejada, objetivando a aprendizagem. Compreendendo esse fato, faz-se necessário ter conhecimento de como sucede a educação museal nos museus UFBA, visto que a Universidade é consolidada por uma tríade: ensino, pesquisa e extensão; e os museus da Universidade estão ligados à concepção de extensão, exercendo a ação de devolutiva à sociedade por seus investimentos na educação. Concluímos que os museus da UFBA exercem a educação Museal em suas instituições, com ações notáveis, mas que ainda necessitam de um aprofundamento maior na Política Nacional de Educação em Museus, para aprimoramento de suas práticas educativas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Musealpt_BR
dc.subjectMuseupt_BR
dc.subjectUFBApt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleEducação museal: uma análise da prática nos museus da UFBA.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesLima, Carollina Carvalho Ramos de-
dc.contributor.refereesBezerra, Raquel Nery Lima-
dc.contributor.refereesNascimento, Mona Ribeiro-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsFACED /UFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.