Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32862
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Rejâne Maria Lira da-
dc.contributor.authorRocha, Micheli Ferreira Fonsêca-
dc.creatorRocha, Micheli Ferreira Fonsêca-
dc.date.accessioned2021-02-23T19:11:08Z-
dc.date.available2021-02-23T19:11:08Z-
dc.date.issued2021-02-23-
dc.date.submitted2020-12-18-
dc.identifier.otherDissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32862-
dc.description.abstractA compreensão do processo educativo em espaços como museus de ciências, denotam possibilidades de pesquisas no âmbito da educação museal, pois são reconhecidos como ambiente propicio à construção de conhecimento. Ao longo dos anos, tanto a pesquisa quanto as práticas educacionais e comunicacionais, relacionadas a exposições e ou atividades em museus têm se intensificado, tornando-se cada vez mais um campo de produção de conhecimento científico, principalmente com relação ao público visitante. Os museus possibilitam uma interação diferenciada entre mediador, público e objeto, que denotam possibilidades de pesquisa. O Núcleo de Ofiologia e Animais Peçonhentos da Universidade Federal da Bahia (NOAP/UFBA), em 2008, foi cadastrado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como um museu de ciências. Possui um programa de educação Museal, caracterizado por um conjunto de ações educativas denominada Rede de Zoologia Interativa (REDEZOO), um projeto de extensão universitária de produção de conhecimento, popularização da Ciência e do ensino de Zoologia, através de exposições de longa duração e itinerantes. Em 2019, a REDEZOO conduziu a exposição Salve Boitatá, a serpente de fogo!, em comemoração ao Ano Internacional das Línguas Indígenas, definido pela Organização das Nações Unidas (ONU), objeto de estudo desta pesquisa. Neste contexto, nosso objetivo foi investigar as interações entre os diversos componentes das interações da educação Museal observadas na triangulação: mediador, objeto e visitante, que se desenvolveu no âmbito no conjunto de ações educativas desta exposição, com base na proposta da Política Nacional de Educação Museal (PNEM), na divulgação científica sobre animais peçonhentos, no campo da museografia. Para atender ao objetivo desta pesquisa foram utilizados procedimentos metodológicos de cunho qualitativo através da análise documental, observação participante, entrevistas individuais e grupo focal com os mediadores e entrevista aberta com os visitantes. A triangulação dos dados permitiu a análise da dinâmica do museu a partir das relações de aprendizagem, didática e de ensino que surgem das interações nesta instituição museológica. Concluímos que a narrativa dos agentes que compõe a exposição, mediadores e público, é o ponto de partida para melhor compreender e repensar as ações educativas da REDEZOO, visando ressignificar de forma a contribuir para a educação de um tema que pode salvar vidas, especialmente as mais vulneráveis aos acidentes sobre animais peçonhentos.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT The understanding of the educational process in spaces such as science museums, denote possibilities of research in the scope of museum education, as they are recognized as an environment conducive to the construction of knowledge. Over the years, both research and educational practices and communication practices related to exhibitions and or activities in museums have intensified, becoming more and more a field of production of scientific knowledge, mainly in relation to the visiting public. Museums allow a differentiated interaction between mediator, public and object, which denote possibilities for research. The Nucleus of Ophiology and Venemous Animals of Bahia of the Federal University of Bahia (NOAP/UFBA), in 2008, was recognized by Institute of the National Historical Patrimony (IPHAN) as a science museum, the Museal education program has a set of educational actions called Interactive Zoology Network (REDEZOO), a university extension project for knowledge production, popularization of Science and the teaching of Zoology, through long-term and itinerant exhibitions. In 2019, REDEZOO has conducted the exhibition Save Boitatá, the serpent of fire!, in commemoration of the International Year of Indigenous Languages, defined by the United Nations (ONU), object of study of this research. In this context, our objective was to investigate the interactions between the various components of Museal education interactions observed in the triangulation: mediator, object and visitor, that is developed within the scope of the educational activities of this exhibition, based on the guidelines of the National Policy for Museum Education (PNEM), in the scientific dissemination about venomous animals, in the field of museography. To meet the objective of this research, qualitative methodological procedures were used through document analysis, participant observation, individual interviews and a focus group with mediators and an open interview with visitors. The data triangulation allowed the analysis of the museum's dynamics based on the relations of learning, didactics and teaching that arise from the interactions in this museum institution. We conclude that the narrative of the agents that make up the exhibition, mediators and the public, is the starting point to better understand and rethink REDEZOO's educational actions, aiming to refine it in order to contribute to the education of a theme that can save lives, especially those most vulnerable to accidents involving venomous animals.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de aperfeiçoamento de pessoal de nível superior - CAPESpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação musealpt_BR
dc.subjectDivulgação científicapt_BR
dc.subjectMuseus de ciênciaspt_BR
dc.subjectMuseus de ciência - Aspectos educacionaispt_BR
dc.subjectDivulgação científicapt_BR
dc.subjectScientific divulgationpt_BR
dc.subjectAnimais peçonhentospt_BR
dc.subjectVenomous animalspt_BR
dc.subjectMuseografiapt_BR
dc.subjectMuseographypt_BR
dc.subjectNúcleo de Ofiologia e animais Peçonhentos da Bahia - Aspectos educacionaispt_BR
dc.subjectScience museumspt_BR
dc.subjectAção educativapt_BR
dc.subjectMuseal educationpt_BR
dc.subjectAnimais venenosospt_BR
dc.titleEducação museal em um museu universitário: a teia de relações entre os animais peçonhentos, os mediadores e o público.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesVergara, Moema de Rezende-
dc.contributor.refereesCastro, Fernanda Santana Rabello de-
dc.contributor.refereesSilva, Rejâne Maria Lira da-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programem Ensino, Filosofia e História das Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsFACED /UFBApt_BR
dc.publisher.initialsUEFSpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Biológicaspt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGEFHC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_Dissertação_Micheli F Fonseca.pdf7,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.