Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32851
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Marlene Oliveira dos-
dc.contributor.authorRibeiro, Silvanne-
dc.contributor.authorFranco, Nanci Helena Rebouças-
dc.contributor.authorSoares, Leila da Franca-
dc.contributor.authorMiranda, Isamara Ellen Costa-
dc.contributor.authorVarandas, Daniela Nascimento-
dc.contributor.authorConceição, Valnívia Castilho-
dc.contributor.authorAlmeida, Lucicleide Santiago Couto de-
dc.contributor.editorSantos, Marlene Oliveira dos-
dc.contributor.editorRibeiro, Silvanne-
dc.creatorSantos, Marlene Oliveira dos-
dc.creatorRibeiro, Silvanne-
dc.creatorFranco, Nanci Helena Rebouças-
dc.creatorSoares, Leila da Franca-
dc.creatorMiranda, Isamara Ellen Costa-
dc.creatorVarandas, Daniela Nascimento-
dc.creatorConceição, Valnívia Castilho-
dc.creatorAlmeida, Lucicleide Santiago Couto de-
dc.date.accessioned2021-02-22T14:29:07Z-
dc.date.available2021-02-22T14:29:07Z-
dc.date.issued2021-02-22-
dc.identifier.otherRelatório de pesquisa-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32851-
dc.description.abstractA pesquisa Docência na Educação Infantil: um estudo sobre o trabalho pedagógico com bebês e crianças pequenas em escolas de Educação Infantil da rede municipal de ensino de Salvador, desenvolvida pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil, Crianças e Infâncias (GEPEICI) da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), no período 2018-2020, sob a coordenação das professoras Marlene Oliveira dos Santos e Silvanne Ribeiro, teve como objetivo principal analisar a docência na Educação Infantil no contexto das políticas públicas, traçando o perfil das professoras e explicitando as referências e materiais que subsidiam o trabalho pedagógico com bebês e crianças pequenas. Os dados estatísticos foram construídos a partir dos microdados do Censo Escolar de 2018 do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e dos dados de um questionário on-line (2019) elaborado e disponibilizado na Plataforma Google Forms pela equipe da pesquisa. O referido questionário foi respondido por 93 professoras da Educação Infantil da rede municipal de ensino de Salvador. O referencial teórico-metodológico foi elaborado a partir das abordagens qualitativa-quantitativa da pesquisa em educação e de estudos teóricos sobre a Educação Infantil, as políticas públicas e o trabalho pedagógico com bebês e crianças pequenas desenvolvidos pelo Grupo de Pesquisa, no qual as pesquisadoras são filiadas. Considera-se esse estudo uma iniciativa socialmente relevante tanto para o município de Salvador/estado da Bahia como para a Universidade Federal da Bahia (UFBA), pois as pesquisas nessa área ainda são escassas e carecem de atenção. Com o resultado dessa pesquisa, espera-se fortalecer o diálogo entre a universidade e a rede municipal de ensino de Salvador, bem como difundir conhecimentos sobre a Educação Infantil e seus profissionais e apresentar indicadores importantes para formulação de novas políticas públicas para a Educação Infantil e para a melhoria das condições de trabalho dos/as docentes e da qualidade da educação das crianças de zero a seis anos de idade.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectProfessorapt_BR
dc.subjectADIpt_BR
dc.subjectBebêspt_BR
dc.subjectCrianças pequenaspt_BR
dc.subjectTrabalho pedagógicopt_BR
dc.titleDocência na educação infantil: um estudo sobre o trabalho pedagógico com bebês e crianças pequenas em instituições de educação infantil da rede municipal de ensino de Salvador período (2018-2020)pt_BR
dc.typeRelatório de Pesquisapt_BR
Aparece nas coleções:Relatório de Pesquisa (PGEDU)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.