Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32776
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Mídia e educação: a perspectiva da educação infantil frente às influências televisivas.
Autor(es): Nogueira, Monique Chaves
Autor(es): Nogueira, Monique Chaves
Abstract: Propõe reflexões acerca da relação entre educação, crianças e as mídias televisivas, a partir da compreensão de que as mídias configuram nos modos de existência do mundo contemporâneo. Os resultados dos estudos bibliográficos verificaram a influência da televisão na educação infantil e, por isso, a TV e as mídias devem ser trabalhadas no âmbito das vivências das crianças da atualidade. Os desafios lançados à escola e aos responsáveis pela educação das crianças apontam para a importância de uma mediação entre o homem e o mundo que o cerca. Explicita-se no texto sobre a necessidade da modernização da escola para formar sujeitos capazes de fazer o uso crítico, reflexivo e criativo das mídias, aproveitando o poder que elas possuem. O objetivo principal é o de contribuir, no âmbito educacional, para a análise crítica de programas televisivos direcionados ao público infantil. Sendo assim, é pertinente que se criem estratégias de como trabalhar com as mídias, no caso a televisão, para auxiliar no desenvolvimento dos alunos.
ABSTRACT It is proposed reflections about the relationship between education, kids and television media, from the comprehension that media induces in the ways of living in the contemporary world. The results from the bibliography study showed the TV’s influence in kindergarten and so they must be studied due to actual child life. Challenges left to school and any professional responsible for child education point to the importance of a mediation between the man and the world that is around him. It is showed in the text the necessity of a school modernization to make up subjects able to do a critic, reflexive and creative use of medias, taking advantage of the power they have. The main goal is to contribute, in educational scope, to the critic analysis of television programs directed to children. Therefore, it is pertinent that creation of strategies of how to work with medias, in this case television, in the sense of helping the development of students.
Palavras-chave: Televisão
Criança
Mediação
Educação
Television
Children
Mediation
Education
País: Brasil
Sigla da Instituição: FACED /UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32776
Data do documento: 10-Fev-2021
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MÍDIA E EDUCAÇÃO.pdf276,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.