Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32772
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Educação popular na universidade: há possibilidade de práticas educativas com a comunidade.
Autor(es): Silva, Leide Fausta Gomes da
Autor(es): Silva, Leide Fausta Gomes da
Abstract: Este trabalho buscou refletir e discutir aspectos relacionados à Educação Popular entre eles, o processo histórico; as diferentes opiniões sobre concepções, contribuições e vigência, presentes no primeiro e segundo capítulo, respectivamente. No terceiro capítulo trata-se das funções da universidade, tendo a finalidade central de conhecer o lugar da Educação Popular na universidade. Já no quarto capítulo, são descritas vivências, observações, atividades desenvolvidas e a análise dessas práticas experimentadas na comunidade de Oitis, distrito de Esplanada, Bahia, através da Atividade Curricular em Comunidade, projeto de extensão, Universidade Federal da Bahia. O trabalho tem caráter qualitativo, foram realizadas, conversas informais, observação participante, relatos de experiências e vivências. Também, utilizou-se como fonte de pesquisa documentos oficiais, diários de campo e revisão da literatura amparada em autores como: Brandão (1982, 1984, 1986, 2006), Paulo Freire (1978, 1983, 2000, 2005,...), Felippe Serpa (1999), Jezine (2007), Chauí (1998), Leher (2004) e etc., na qual, se percebeu, dentre outras coisas, que a educação no Brasil se tornou generalizada após o crescimento da indústria necessitando assim, de mão de obra especializada, uma vez que era reservada para uma minoria, a elite. Lutas de movimentos sociais e populares reivindicaram uma educação para todos, porém é preciso questionar a intenção de tal educação e se ela de fato abrange a todos. Só fazemos educação popular se tivermos a intenção de problematizar a realidade visando à transformação. Caso contrário a educação estará sendo instrumento de manutenção da ordem social vigente atendendo os interesses da classe dominante e do mercado. A partir da reflexão da prática constatou-se que a Atividade Curricular em Comunidade, Educação em Saúde na região de Subaúma é uma possibilidade de Educação Popular na Universidade Federal da Bahia e a extensão em elo entre ambas.
RESUMEN El propósito de este trabajo es hacer una reflexión y discutir sobre aspectos relacionados a la Educación Popular, entre ellos el proceso histórico, las diferentes opiniones sobre los conceptos, las contribuciones y la vigencia, presentados en el primero y segundo capítulo respectivamente. En el tercer capítulo se habla de las funciones de la universidad teniendo como objetivo principal conocer el papel de la Educación Popular en la universidad. En el cuarto capítulo son descritas vivencias, observaciones, actividades desarrolladas, y el análisis de las practicas probadas en la comunidad de Oitis, del distrito de Esplanada en Bahia a través de la Actividad Curricular en la Comunidad, con perspectivas de extensión en la Universidad Federal de Bahia. El trabajo tiene carácter cualitativo y fueron realizadas discusiones informales, observaciones, relatos de experiencias y vivencias. También se utilizaron como fuente de investigación documentos oficiales, diarios y la revisión de la literatura sobre el tema de autores como: Brandão (1982, 1984, 1986, 2006), Paulo Freire (1978, 1983, 2000, 2005,...), Felippe Serpa (1999), Jezine (2007), Chauí (1998), Leher (2004) entre otros, a través de la cual se percibió que, entre otras cosas la educación en Brasil se generalizó después del crecimiento de la industria, necesitando así de mano de obra especializada, una vez que era reservada para una minoría, la elite. Luchas de movimientos sociales y populares lograron la reivindicación de una educación para todos, sim embargo es necesario preguntarse la intención de tal educación y si ella en realidad abarca a todos. Solamente hacemos educación popular si tenemos la intención de problematizar la realidad visualizando la trasformación. De otra manera, la educación estará siendo un instrumento de mantenimiento del grupo social vigente respondiendo a los intereses de la clase dominante y del mercado. A partir de la reflexión de la practica, se constató que la Actividad Curricular en la Comunidad, Educación en la Salud en la región de Sabauma es una posibilidad de Educación Popular en la Universidad Federal de Bahia y la expansión de ello entre ambas.
Palavras-chave: Educação popular
Universidade
Comunidade
Extensão universitária
País: brasil
Sigla da Instituição: FACED /UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32772
Data do documento: 10-Fev-2021
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EDUCAÇÃO POPULAR NA UNIVERSIDADE HÁ POSSIBILIDADE DE PRÁTICAS EDUCATIVAS COM A COMUNIDADE.pdf4,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.