https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32754| Tipo: | Artigo de Periódico |
| Título: | A educação popular entre a modernidade e a pós-modernidade. |
| Autor(es): | Mogilka, Maurício |
| Autor(es): | Mogilka, Maurício |
| Abstract: | Este artigo tem intenção de discutir uma possível metodologia baseada no projeto ético-político libertador. Nesta perspectiva, este texto pretende contribuir para a reflexão e a estruturação metodológica de práticas em educação popular. Ele analisa as principais características do trabalho social com a população que tenha o projeto de libertação como referencia. A opção metodológica utilizada na produção do artigo foi uma proposta reflexivo-existencial, ou seja, uma reflexão rigorosa sobre a experiência do autor com a intervenção social. O artigo conclui afirmando que: 1.propostas de práxis mais radicais precisam superar a desnecessária oposição modernidade x pós-modernidade, agregando elementos emancipatórios de ambos os movimentos;2. os mediadores críticos precisam desverticalizar as relações com os grupos populares; 3. precisamos desenvolver o otimismo crítico e superar o pessimismo que frequentemente acompanha atividade da crítica. |
| Palavras-chave: | Educação popular Metodologias da libertação Paradigmas de trabalho social Popular education Liberation methodologies Paradigms of social work |
| País: | Brasil |
| Editora / Evento / Instituição: | UFMA |
| Citação: | A educação popular entre a modernidade e a pós-modernidade. Revista Educação e Emancipação. São Luís: Universidade Federal do Maranhão, v. 13, n. 1, p. 82-98, abril 2020. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32754 |
| Data do documento: | 2020 |
| Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (FACED) |
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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