https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32754
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Title: | A educação popular entre a modernidade e a pós-modernidade. |
Authors: | Mogilka, Maurício |
metadata.dc.creator: | Mogilka, Maurício |
Abstract: | Este artigo tem intenção de discutir uma possível metodologia baseada no projeto ético-político libertador. Nesta perspectiva, este texto pretende contribuir para a reflexão e a estruturação metodológica de práticas em educação popular. Ele analisa as principais características do trabalho social com a população que tenha o projeto de libertação como referencia. A opção metodológica utilizada na produção do artigo foi uma proposta reflexivo-existencial, ou seja, uma reflexão rigorosa sobre a experiência do autor com a intervenção social. O artigo conclui afirmando que: 1.propostas de práxis mais radicais precisam superar a desnecessária oposição modernidade x pós-modernidade, agregando elementos emancipatórios de ambos os movimentos;2. os mediadores críticos precisam desverticalizar as relações com os grupos populares; 3. precisamos desenvolver o otimismo crítico e superar o pessimismo que frequentemente acompanha atividade da crítica. |
Keywords: | Educação popular Metodologias da libertação Paradigmas de trabalho social Popular education Liberation methodologies Paradigms of social work |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | UFMA |
Citation: | A educação popular entre a modernidade e a pós-modernidade. Revista Educação e Emancipação. São Luís: Universidade Federal do Maranhão, v. 13, n. 1, p. 82-98, abril 2020. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32754 |
Issue Date: | 2020 |
Appears in Collections: | Artigo Publicado em Periódico (FACED) |
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A educação popular entre a modernidade e a pós-modernidade.pdf | 207,45 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.