Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32754
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A educação popular entre a modernidade e a pós-modernidade.
Autor(es): Mogilka, Maurício
Autor(es): Mogilka, Maurício
Abstract: Este artigo tem intenção de discutir uma possível metodologia baseada no projeto ético-político libertador. Nesta perspectiva, este texto pretende contribuir para a reflexão e a estruturação metodológica de práticas em educação popular. Ele analisa as principais características do trabalho social com a população que tenha o projeto de libertação como referencia. A opção metodológica utilizada na produção do artigo foi uma proposta reflexivo-existencial, ou seja, uma reflexão rigorosa sobre a experiência do autor com a intervenção social. O artigo conclui afirmando que: 1.propostas de práxis mais radicais precisam superar a desnecessária oposição modernidade x pós-modernidade, agregando elementos emancipatórios de ambos os movimentos;2. os mediadores críticos precisam desverticalizar as relações com os grupos populares; 3. precisamos desenvolver o otimismo crítico e superar o pessimismo que frequentemente acompanha atividade da crítica.
Palavras-chave: Educação popular
Metodologias da libertação
Paradigmas de trabalho social
Popular education
Liberation methodologies
Paradigms of social work
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: UFMA
Citação: A educação popular entre a modernidade e a pós-modernidade. Revista Educação e Emancipação. São Luís: Universidade Federal do Maranhão, v. 13, n. 1, p. 82-98, abril 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32754
Data do documento: 2020
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A educação popular entre a modernidade e a pós-modernidade.pdf207,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.