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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSotero, Edilza Correia-
dc.contributor.authorSantos, Erilma dos-
dc.creatorSantos, Erilma dos-
dc.date.accessioned2021-01-29T22:28:24Z-
dc.date.available2021-01-29T22:28:24Z-
dc.date.issued2021-01-29-
dc.date.submitted2020-12-04-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32740-
dc.description.abstractO objetivo desta pesquisa é compreender a discriminação do negro impregnada no livro didático de história do 3º ano do ensino fundamental do município de Vera Cruz e,desta forma,estabelecer um diálogo do que propõe a lei 10.639/03,tendo em vista o pressuposto de que o livro didático é um dos principais veiculadores de estereótipos em relação ao negro, bem como o professor seu principal mediador. Diferentes autores chamam atenção para a forma de representação do negro no livro didático, retratado como segmento minoritário e exercendo funções estigmatizadas na sociedade, além de serem estereotipados. Diante disso,o papel do professor assume a importância de mediação principal, na utilização do livro didático de forma crítica, corrigindo os estereótipos na relação pedagógica professor- aluno, a partir de uma visão do negro em lugares de destaque e ocupando setores importantes na sociedade. A pesquisa utiliza metodologia bibliográfica e técnicas de investigação de caráter exploratório,por meio de aplicação de questionários,via online,com perguntas a docentes da rede Municipal de ensino de Vera Cruz, localizada próxima à cidade de Salvador, Bahia. Os resultados alcançados foramque os livros didáticos, em especial o de história ainda precisam ser repensados em relação às questões das imagens, textos, atividades que abordam o negro de forma estereotipada e assim contribuindo para que haja uma negação de sua identidade, uma vez que as imagens não dão margem para compreensão do negro de forma positiva, além das dificuldades enfrentadas pelas professoras em relação às discussões sobre diversidade étnico -raciais onde se pratique uma educação de qualidade, igualitária, antirracista e com respeito às diferenças. Palavras-chaves: discriminação,negro.livro didático.Atuação docente.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDiscriminaçãopt_BR
dc.subjectNegropt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectAtuação docentept_BR
dc.titleA discriminação do negro no livro didático de história: estudo sobre a Rede Municipal de Ensino de Vera Cruz - BApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesFlauzina, Ana Luiza Pinheiro-
dc.contributor.refereesFranco, Nanci Helena Rebouças-
dc.contributor.refereesSotero, Edilza Correia-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/FACEDpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

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