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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Aquisição da leitura e da escrita por pessoas com síndrome de down: reflexões e estudo de caso
Autor(es): Ferreira, Rosangela da Silva
Autor(es): Ferreira, Rosangela da Silva
Abstract: Este trabalho monográfico discute os aspetos genéticos da síndrome de Down, abordando as características físicas, os aspectos das dificuldades de aprendizagem inerente da síndrome de Down. A mediação pedagógica é discutida ao longo de todo o texto, mostrando a importância desta para a aquisição da leitura e da escrita por parte das pessoas com SD. A abordagem da educação dessas pessoas é analisada brevemente através das perspectivas históricas que perpassam pelos paradigmas da segregação, da integração e da inclusão de pessoas com deficiência mental, ou intelectual na sociedade. A realização do estudo de caso com um jovem de 15 anos com SD mostra a importância da mediação pedagógica e da interação entre os pares para o processo de aquisição e aperfeiçoamento de algumas habilidades por parte de pessoas com SD. A metodologia utilizada no desenvolvimento da pesquisa empírica foi a analise e reflexão da aquisição da base alfabética (leitura e escrita) de pessoas com SD no processo de inclusão através da observação participante. Os resultados desta contribuem para a compreensão do processo de aquisição da base alfabética por crianças/jovens com síndrome de Down numa proposta de mediação rumo à inclusão.
Palavras-chave: Alfabetização
Mediação
Inclusão
Síndrome de Down
CNPq: Educação Especial
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA/FACED
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32737
Data do documento: 29-Jan-2021
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

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