Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32722
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Silenciando sobre a questão racial na educação infantil: um estudo de caso com professoras em uma escola particular da cidade de Salvador
Autor(es): Limoeiro, Cicleide Santana
Autor(es): Limoeiro, Cicleide Santana
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo revelar de qual maneira e através de quais instrumentos, a escola privada de Educação Infantil vem silenciando as questões relacionadas à temática racial no seu cotidiano. Para isso, foi realizado um levantamento teórico e um estudo de caso em uma instituição que fica localizada em um bairro de classe média alta da cidade de Salvador. Os principais instrumentos de análise foram: observação do cotidiano escolar, conversas informais com as professoras e com algumas crianças da escola pesquisada e a aplicação de questionário com as quatro docentes dos dois últimos grupos da Educação Infantil. Através da produção teórica e dos resultados da investigação, conclui-se que a identidade e a cultura negra sempre estiveram distantes da realidade educacional dessa instituição. Escola e professoras silenciam e omitem discussões relacionadas à questão racial. As crianças, já envolvidas nessa realidade social, externalizam práticas racistas como forma de se diferenciar do outro e como maneira de resolver conflitos.
Palavras-chave: Educação infantil
Escola particular
Silenciamento
Discriminação racial
Identidade negra
CNPq: Educação
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA/FACED
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32722
Data do documento: 27-Jan-2021
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia de Graduação (3).pdf327,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.