Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32712
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSerpa, Luiz Felippe Santos Perret-
dc.contributor.authorSantos, Patricia Ferreira dos-
dc.creatorSantos, Patricia Ferreira dos-
dc.date.accessioned2021-01-27T17:13:38Z-
dc.date.available2021-01-27T17:13:38Z-
dc.date.issued2021-01-27-
dc.date.submitted2010-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32712-
dc.description.abstractO presente trabalho trata-se de um estudo sobre os impactos das atividades do projeto Escritores do Futuro, que se pautaram na leitura de diferentes gêneros textuais e construção de textos poéticos para a formação leitora e escritora dos alunos do 4º e 5° ano do Ensino Fundamental I, do turno vespertino de uma escola pública municipal de Salvador, localizada no bairro de Itapuã. O projeto teve como objetivos principais propiciar o contato, por parte dos discentes, com diferentes gêneros textuais e possibilitar a escrita poética desses mesmos alunos. A pesquisa foi iniciada com estudos dos materiais bibliográficos sobre leitura, escrita, gêneros textuais, produção de texto e poesia, disponíveis nos acervos das bibliotecas dos diferentes Campi da Universidade Federal da Bahia e em outros espaços-fonte de consulta; visitas à escola onde aconteceu o projeto para negociação com a coordenação pedagógica e professores responsáveis pelas turmas; planejamento das aulas; elaboração de um questionário a ser respondido pelas docentes dos respectivos grupos, a fim de expressarem suas opiniões sobre as atividades; ficha do aluno; sistematização dos relatórios redigidos no final de cada oficina e a seleção prévia das obras literárias a serem utilizadas na execução das atividades com os discentes. Como resultado, no que diz respeito às obras literárias, os alunos de ambas as turmas receberam de forma positiva e ficaram desejosos pela literatura que lhes foram apresentadas. Em relação à produção de textos poéticos, poucos alunos conseguiram escrever em forma de verso; a maior parte tinha facilidade na produção em prosa que era sempre melhorada com a reescrita do texto.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectProdução de textopt_BR
dc.subjectGêneros textuaispt_BR
dc.subjectPoesiapt_BR
dc.titleO impacto do projeto escritores do futuro na causação do desejo de ler e na produção de textos poéticospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesSerpa, Luiz Felippe Santos Perret-
dc.contributor.refereesSouza, Emília Helena Portella Monteiro de-
dc.contributor.refereesSantos, Luciene Souza-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/FACEDpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PATRICIA FERREIRA DOS SANTOS.pdf4,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.