Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Gomes, Celma Borges | - |
dc.contributor.author | Pinheiro, Catia Torres | - |
dc.creator | Pinheiro, Catia Torres | - |
dc.date.accessioned | 2021-01-27T12:52:49Z | - |
dc.date.available | 2021-01-27T12:52:49Z | - |
dc.date.issued | 2021-01-27 | - |
dc.date.submitted | 2010-06-12 | - |
dc.identifier.other | TCC | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32706 | - |
dc.description.abstract | A presente investigação tem como tema As agressões físicas na sala de aula da Préescola.
Para a realização da pesquisa foram feitos uma revisão da literatura e um Estudo de
Caso. O objetivo principal era identificar estratégias de combate às manifestações de
comportamentos agressivos na sala de aula da Pré-escola. A investigação mostrou que a Préescola
tem grande importância na formação dos indivíduos, por essa razão precisa oferecer às
crianças bases para que se tornem bons cidadãos. Apesar de essa relevância ser evidente a
legislação a desconsidera. O processo de socialização das crianças é o que determina que tipo
de cidadão o indivíduo tornar-se-á, seus valores, suas atitudes, enfim a sua idiossincrasia. Esse
processo, a depender de como se dará, pode repercutir de maneira positiva ou negativa na vida
das crianças. Agressão física e violência física estão relacionadas, mas não são sinônimos. A
violência física é uma ação deliberada contra a integridade física de alguém e agressão física é
um comportamento nem sempre deliberado e nem opressor contra a integridade física de
alguém. As crianças na idade pré-escolar têm a tendência natural para manifestar tais
comportamentos, mas é preciso combatê-los para que não se tornem jovens violentos. As
crises nas quais passam a família, a educação e a autoridade do professor, bem como a
influência negativa da mídia são os fatores identificados pela pesquisa como contribuintes
para a manifestação de comportamentos agressivos na sala de aula da Pré-escola. A mudança
nos aspectos educacionais e na atitude do professor, o apoio da família à escola e o uso
inteligente dos recursos midiáticos foram as estratégias que o professor pode dispor para
combater as manifestações de comportamentos agressivos identificadas pela investigação. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | pré-escola | pt_BR |
dc.subject | agressão física | pt_BR |
dc.subject | família | pt_BR |
dc.subject | educação | pt_BR |
dc.subject | mídia | pt_BR |
dc.title | Estratégias de combate às agressões físicas na sala de aula da pré-escola na rede pública no bairro da Liberdade. | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referees | Gomes, Celma Borges | - |
dc.contributor.referees | Silva, Cleverson Suzart | - |
dc.contributor.referees | Rocha, Denise Abigail Freitas | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA/FACED | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)
|