Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32705
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTeixeira, Cristina Maria D'Ávila-
dc.contributor.authorConceição, Cristina Nascimento da-
dc.creatorConceição, Cristina Nascimento da-
dc.date.accessioned2021-01-27T12:49:04Z-
dc.date.available2021-01-27T12:49:04Z-
dc.date.issued2021-01-27-
dc.date.submitted2010-12-06-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32705-
dc.description.abstractA presente monografia é de natureza qualitativa de tipo bibliográfico. Foi desenvolvida a partir da análise e compreensão de diversos autores e estudiosos que se debruçam sobre a temática da cultura da infância e suas implicações nas práticas educativas no segmento da Educação infantil. A cultura da infância desenvolvida nessa pesquisa parte do enfoque da Sociologia. Neste campo do saber a infância é construída a partir de processos sociais, econômicos e culturais muitas vezes contraditórios e que possui impactos diferenciados nos grupos sociais aos quais pertencem. Assume-se o conceito de cultura da infância definido por Sarmento (2003), como, “a capacidade das crianças em construírem de forma sistematizada modos de significação do mundo e de acção intencional, que são distintos de modos adulto de significação”. Os resultados podem ser analisados a partir de dois sentidos: um que nos anima por ter constatado o quanto se tem produzido neste campo do saber em favor da valorização da infância e suas especificidades, e outro que se coloca como um desafio para fazer valer todo esse empenho até aqui dedicado por todos os profissionais que se dedicam em favor de uma infância que pode ser vivida de acordo com seu tempo e suas características, e, sobretudo pela garantia do direito de ser criança.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCultura da infânciapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.titleCultura da infância: o reconhecimento da singularidade sociocultural da criança na sala de aula.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesTeixeira, Cristina Maria D'Ávila-
dc.contributor.refereesSilva, Cleverson Suzart-
dc.contributor.refereesRibeiro, Maria Izabel Souza-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/FACEDpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CRISTINA NASCIMENTO DA CONCEIÇÃO.pdf372,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.