Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Oliveira, Eduardo David de | - |
dc.contributor.author | Silva, Heloisa Ferreira da | - |
dc.creator | Silva, Heloisa Ferreira da | - |
dc.date.accessioned | 2021-01-26T19:59:58Z | - |
dc.date.available | 2021-01-26T19:59:58Z | - |
dc.date.issued | 2021-01-26 | - |
dc.date.submitted | 2011 | - |
dc.identifier.other | TCC | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32702 | - |
dc.description.abstract | Esta monografia baseia-se, nos estudos sobre a educação para crianças negras,
com reflexões sobre a aplicação da Lei 10.639/03, que obriga o Ensino da História e
Cultura Africana e Afro- brasileira. É uma pesquisa qualitativa de campo que tem
como público alunos/as do 4º ano de escolarização, da Escola Municipal de
Salvador, Martagão Gesteira. A pesquisa desenvolve-se com uso de instrumentos
como: questionários para professora e diretora, máquina fotográfica e diário de
campo, para as observações feitas sobre as falas e gestos destes/as alunos/as em
sala de aula, ao identificarem-se enquanto negros/as e assim afirmarem as suas
identidades. A análise dos documentos oficiais da legislação brasileira, as atuações
do Movimento Social Negro, sobre o sistema de educação, também as principais
referências teóricas de Ana Célia Silva, Ana Kátia Alves dos Santos, Marta Alencar,
Nilma Lino Gomes, Flávia Damião, Eliane Cavalleiro e Vanda Machado fez rever
caminhos percorridos para a efetivação de políticas, que incluam as crianças negras
nas escolas, considerando as suas diferenças sociais, culturais e políticas. O
objetivo deste estudo é compreender como as crianças negras constroem autoestima e afirmam as suas identidades, enquanto alunos/as negros/as que estão
diante do Ensino da História e Cultura africana e afro-brasileira. Os resultados
obtidos são subjetivos a partir das falas das crianças ao afirmarem-se negras, não
só na escola, mas em todos os lugares de convívio social, com análises feitas em
documentos da legislação, confirma-se caminhos para a efetivação institucional de
políticas para educação das crianças negras, potencializada pelas mobilizações de
movimentos sociais. Conclui-se que o sistema educacional brasileiro, deverá
preparar-se para atender as expectativas das crianças negras, que trazem nas suas
falas as vivências familiares e comunitárias novas propostas para educar-se. A
proposta é que o Estado brasileiro possa efetivar planos de educação, para a
efetivação da escolarização de afro-brasileiros/as na organização e nas práticas de
ensino. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Legislação | pt_BR |
dc.subject | Crianças negras | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Africana | pt_BR |
dc.subject | Lei 10.639/03 | pt_BR |
dc.subject | Política educacional | pt_BR |
dc.subject | Identidade racial | pt_BR |
dc.title | A lei 10.638/03 e afirmação da identidade das crianças negras nas práticas escolares | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referees | Oliveira, Eduardo David de | - |
dc.contributor.referees | Araujo, Rosangela Janja Costa | - |
dc.contributor.referees | Damião, Flávia de Jesus | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA/FACED | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)
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