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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAlves, Rejane de Oliveira-
dc.contributor.authorSantos, Aleide Macedo da Cruz-
dc.creatorSantos, Aleide Macedo da Cruz-
dc.date.accessioned2021-01-24T19:44:34Z-
dc.date.available2021-01-24T19:44:34Z-
dc.date.issued2021-01-24-
dc.date.submitted2020-11-25-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32693-
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo analisar atividades escolares (avaliativas) do Ensino Fundamental I, realizadas pela rede pública de ensino de Salvador durante a pandemia do Covid-19. Visando atender ao referido propósito, formulou-se problematizar a seguinte questão de pesquisa: Como as atividades escolares realizadas pela rede pública de ensino de Salvador se configuram como práticas avaliativas para a aprendizagem das crianças do Ensino Fundamental I? Para fundamentação teórica e analítica deste trabalho foram utilizados autores especialistas na área de Avaliação da/para Aprendizagem. Para a realização dessa pesquisa, considerando o objetivo proposto, fez-se a opção pela pesquisa descritiva com a utilização de entrevista em formato de diálogo. Esse caminho metodológico foi pensado porque construiu-se um processo dialógico com a estudante Clara Alice, de 7 anos, educanda do 2o ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal de Educação de Salvador. Atendendo aos critérios éticos da pesquisa, tendo em vista a idade da estudante, pedimos a autorização de sua mãe e da própria criança. Ambas concordaram em participar da pesquisa e autorizaram utilizar o primeiro nome. A contribuição de Clara Alice possibilitou a escuta e partilha de observações e inquietações pela perspectiva do/a educando/a durante a realização das atividades analisadas. Ao acompanhar Clara Alice na realização de suas atividades pude notar que ela já se percebe como sujeito na construção de seus saberes e já assume uma postura questionadora sobre o seu processo educativo. Tal experiência foi para mim um imenso aprendizado, tanto como família que auxilia nas tarefas escolares quanto na atuação como pesquisadora. Os resultados da pesquisa apontam que as atividades escolares distribuídas pela rede pública de ensino de Salvador, durante a pandemia de Covid-19, se caracterizam como atividades avaliativas, porém encontram barreiras para se constituírem como instrumentos/procedimentos contributivos para a aprendizagem significativa dos/as educandos/as.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvaliação para aprendizagempt_BR
dc.subjectInstrumento avaliativospt_BR
dc.subjectPandemia do Covid-19pt_BR
dc.subjectProcedimentos avaliativospt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.titleAtividades escolares: instrumentos/procedimentos avaliativos em meio a pandemia do Covid-19pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesVilar, Edna Telma Fonseca e Silva-
dc.contributor.refereesSouza, Erivelto Santiago-
dc.contributor.refereesAlves, Rejane de Oliveira-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/FACEDpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqAvaliação da Aprendizagempt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

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