Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32677
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSoares, Leila da Franca-
dc.contributor.authorTeixeira, Larissa Bruno-
dc.creatorTeixeira, Larissa Bruno-
dc.date.accessioned2021-01-22T20:35:11Z-
dc.date.available2021-01-22T20:35:11Z-
dc.date.issued2021-01-22-
dc.date.submitted2011-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32677-
dc.description.abstractEsta pesquisa trata de uma investigação bibliográfica sobre as possibilidades de atuação do professor no brincar das crianças.Inicialmente, a autora faz, uma possível relação entre as diversas formas de atuação do professor no brincar da criança, a partir de um breve percurso histórico sobre o conceito de infância, através de Vygotsky, Huzinga, Ariés, Manson, Wajskop, entre outros.Em seguida, analisa quais os motivos do porque as crianças brincam para esclarecer aos docentes, o quanto o brincar é significativo e assume um papel importante para o desenvolvimento infantil, partindo das seguintes referências: Wallon, Piaget, Kishomoto, Vygostky, Soares, Moyles, Rojas, Borba, Lira, Silva, entre outros.Posteriormente reflete sobre as possibilidades de atuação que o professor pode ocupar no brincar das crianças nos espaços educativos. Foram apresentadas três delas: professor mediador, observador e parceiro. Para esta análise serão utilizados os seguintes autores: Freire, Kishomoto, Vygostky, Soares, entre outros. Ao final, a autora conclui que a nova possibilidade criada nesta pesquisa é a resposta por enquanto para a indagação formulada sobre a temática deste estudo. A contribuição desta pesquisa é apontada como relevante para professores e demais profissionais que atuam na Educação Infantil.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBrincarpt_BR
dc.subjectBrincadeirapt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectProfessor mediadorpt_BR
dc.titleAs possibilidades de atuação do professor no brincar das criançaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA - FACEDpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AS POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO DO PROFESSOR NO BRINCAR DAS CRIANÇAS.pdf589,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.