Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32676
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorJesus, Marta Lícia Teles Brito de-
dc.contributor.authorMarinho, Luana Nascimento-
dc.creatorMarinho, Luana Nascimento-
dc.date.accessioned2021-01-22T20:20:37Z-
dc.date.available2021-01-22T20:20:37Z-
dc.date.issued2021-01-22-
dc.date.submitted2011-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32676-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo apresentar a visão docente sobre a proposta e a prática avaliativa em uma escola particular de Salvador/BA, a fim de conhecer as razões que dificultam a adoção pela escola de práticas avaliativas mais democráticas e dialógicas, que favoreçam uma melhor gestão do ensino e o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos em sala de aula. Diante disso, analisou os discursos dos docentes que foram sujeitos da pesquisa de campo realizada entre 2009 e 2010 do Projeto “Avaliação diagnóstica e processual: por que a escola resiste?”. Trata-se de um estudo de caso de natureza qualitativa, cujo trabalho consistiu em revisitar as transcrições das entrevistas coletivas com oito professores obtidas através da técnica do grupo focal. Os resultados apontam em relação à prática docente na escola pesquisada que ela é diferenciada quando comparada à prática das escolas tradicionais. No que se refere aos encargos docentes pode-se concluir que para realizar a avaliação diagnóstica e processual a escola precisa de um professor em regime de dedicação integral uma vez que esse tipo de avaliação da aprendizagem requer muito trabalho extra para os professores. Assim, a avaliação diagnóstica e processual revela-se como enorme desafio a todos os sujeitos envolvidos na pesquisa, pois para acontecer de fato, exigirá uma superação individual de conceitos e visões de mundo e uma mudança da escola para melhorar as condições de trabalho dos professores.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectavaliação da aprendizagempt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.titleA visão dos professores sobre uma proposta inovadora de avaliar a aprendizagem dos alunos em uma escola de Salvadorpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor-coLordêlo, José Albertino Carvalho-
dc.contributor.refereesJesus, Marta Lícia Teles Brito de-
dc.contributor.refereesLordêlo, José Albertino Carvalho-
dc.contributor.refereesTenório, Robinson Moreira-
dc.contributor.refereesSantos, Paulo César Marques de Andrade-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/FACEDpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia de Graduação (12).PDF393,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.