Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32670
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorQueiroz, Fernanda Matrigani Mercado Gutierres de-
dc.contributor.authorSoares, Crislane dos Santos-
dc.creatorSoares, Crislane dos Santos-
dc.date.accessioned2021-01-22T17:29:41Z-
dc.date.available2021-01-22T17:29:41Z-
dc.date.issued2021-01-22-
dc.date.submitted2020-11-10-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32670-
dc.description.abstractEsse trabalho procurou demonstrar que o uso de Tecnologia Assistiva viabiliza o processo de aprendizagem de educandos com deficiência. Assim, considera-se Tecnologia Assistiva todos os recursos, produtos e serviços que são utilizados com o propósito de viabilizar a autonomia de pessoas com deficiência ou dificuldades em processos que estão envolvidos em sua vida diária. Nesse sentido, este trabalho apresenta como objetivo geral mapear as Tecnologias Assistivas Digitais desenvolvidas com software livre e gratuito que favoreçam a inclusão de pessoas com deficiência na escola. E os objetivos específicos: 1. Identificar softwares livres e gratuitos que funcionam como Tecnologia Assistiva. 2. Classificar os softwares livres e gratuitos encontrados de acordo com as deficiências atendidas. 3. Analisar potencialidades de uso desses softwares na educação escolar. A primeira fase desta pesquisa corresponde a pesquisa bibliográfica e, a segunda etapa deste estudo apresentou como metodologia científica a pesquisa exploratória em que foi realizada a coleta e análise dos softwares livres ou gratuitos que atuam como Tecnologia Assistiva na educação de pessoas com deficiência. Foi desenvolvido um levantamento de Tecnologia Assistiva Digital para pessoas com deficiência. Como resultado desta pesquisa foram encontrados 13 softwares de Tecnologia Assistiva Digital.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectTecnologia assistivapt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectEstudantes com deficiênciapt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.titleTecnologia assistiva digital: softwares livres e gratuitos na educação de estudantes com deficiênciapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesMenezes, Karina Moreira-
dc.contributor.refereesUzeda, Sheila de Quadros-
dc.contributor.refereesQueiroz, Fernanda Matrigani Mercado Gutierres de-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/FACEDpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducação Especialpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Trabalho de Conclusão de Curso da aluna Crislane dos Santos Soares.pdfTrabalho de Conclusão de Curso da Aluna Crislane dos Santos Soares1,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.