Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32657
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Atividade física no contexto da pandemia na cidade de Salvador: o comportamento das crianças durante o período de isolamento social
Autor : Almeida, Táina Raiara de Andrade
metadata.dc.creator: Almeida, Táina Raiara de Andrade
Resumen : Este trabalho apresenta e discute a prática de atividade física em Salvador, Bahia, no contexto da pandemia causada pelo vírus Covid-19, destacando o comportamento das crianças durante o período de isolamento social. O objetivo foi evidenciar a relevância da prática de exercícios físicos em domicílio como recurso de apoio em tempos de pandemia. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, que utilizou como fontes de pesquisa artigos Scielo, e sites governamentais, a partir do estudo das obras selecionadas com a temática abordada. Os resultados nos mostram que a prática de exercícios físicos a partir do espaço doméstico também permite o desenvolvimento dos alunos e a promoção da qualidade de vida. As brincadeiras desenvolvidas com o apoio de pais e professores podem auxiliar no desenvolvimento das crianças, através de atividades que promovem a prática de exercício físico e o aumento da sensação de bem-estar já que, em casa, muitas vezes, as crianças acabam não se exercitando da mesma forma que fariam se estivessem nas escolas.
ABSTRACT This work presents and discusses the practice of physical activity in Salvador, Bahia,in the context of the pandemic caused by the Covid-19 virus, highlighting the behavior of children during the period of social isolation. The purpose was to highlight the relevance of home exercise as a support resource in times of pandemic. The methodology used was bibliographic research, which used as sources of research Scielo articles, governmental websites and the study of the selected works with the addressed theme. The results show us that the practice of physical exercises from the domestic space also allows the development of students and promotes quality of life. The games developed with the support of parents and teachers can help the development of children, through activities that promote the practice of physical exercise and increase the sense of well-being, since, at home, children often end up not exercising in the same way they would if they were in school.
Palabras clave : Atividades Físicas
Desenvolvimento físico
Crianças
Covid-19
Brincadeiras
Séries iniciais do Ensino Fundamental
Educação Infantil
Physical activities
Games
Covid-19
Physical development
Early Childhood Education and Elementary School grades
metadata.dc.subject.cnpq: Educação Saúde
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA/FACED
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32657
Fecha de publicación : 19-ene-2021
Aparece en las colecciones: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Educação Física (FACED)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Taina tcc Versão Finall.pdf1,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.