Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32643
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRabêllo, Roberto Sanches-
dc.contributor.authorSantana, Roberto Macêdo de-
dc.creatorSantana, Roberto Macêdo de-
dc.date.accessioned2021-01-15T22:40:41Z-
dc.date.available2021-01-15T22:40:41Z-
dc.date.issued2021-01-15-
dc.date.submitted2008-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32643-
dc.description.abstractEsta monografia surgiu a partir de uma experiência vivenciada pelo autor deste trabalho ao Instituto dos Cegos, quando no ano de 2004, teve a oportunidade de fazer a disciplina Educação Especial. Este trabalho buscou analisar as condições necessárias para viabilizar a inclusão do aluno com deficiência visual. Percebi que para que a inclusão do aluno com deficiência visual tenha eficácia é preciso definir papéis e responsabilidades da família, da escola e dos poderes públicos; é necessário ter professor especialista em educação especial e ensinar com competência; possuir nas escolas recursos educativos para atender as necessidades especiais. O método utilizado para a execução do trabalho foi feito a partir de uma pesquisa bibliográfica, ou seja, foram pesquisados dados disponíveis em fontes secundárias. O autor desta monografia também procurou trabalhar com depoimentos de Caiado (2003): são histórias de vida que dão voz aos excluídos da escola. Portanto, estudam-se indivíduos reais que pertencem a um grupo social e que por serem diferentes estão historicamente fora da escola. Nas entrevistas se busca conhecer o que eles têm a contar sobre suas vidas, suas experiências, seus anseios; quais as lembranças que carregam da escola que freqüentaram, do relacionamento com os professores e com os colegas; e sobre essas tatuagens procura-se conhecer o que pensam da escola inclusiva.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectProfessor especialistapt_BR
dc.subjectRecursos educativospt_BR
dc.subjectHistórias de vidapt_BR
dc.subjectEscola inclusivapt_BR
dc.subjectDeficiência visualpt_BR
dc.titleA educação especial na escola regular: condições necessárias para viabilizar a inclusão do aluno com deficiência visualpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesRabêllo, Roberto Sanches-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducação Especialpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ROBERTO MACÊDO DE SANTANA.pdf370,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.