Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Rabêllo, Roberto Sanches | - |
dc.contributor.author | Santana, Roberto Macêdo de | - |
dc.creator | Santana, Roberto Macêdo de | - |
dc.date.accessioned | 2021-01-15T22:40:41Z | - |
dc.date.available | 2021-01-15T22:40:41Z | - |
dc.date.issued | 2021-01-15 | - |
dc.date.submitted | 2008 | - |
dc.identifier.other | TCC | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32643 | - |
dc.description.abstract | Esta monografia surgiu a partir de uma experiência vivenciada pelo autor deste trabalho ao Instituto dos Cegos, quando no ano de 2004, teve a oportunidade de fazer a disciplina Educação Especial. Este trabalho buscou analisar as condições necessárias para viabilizar a inclusão do aluno com deficiência visual. Percebi que para que a inclusão do aluno com deficiência visual tenha eficácia é preciso definir papéis e responsabilidades da família, da escola e dos poderes públicos; é necessário ter professor especialista em educação especial e ensinar com competência; possuir nas escolas recursos educativos para atender as necessidades especiais. O método utilizado para a execução do trabalho foi feito a partir de uma pesquisa bibliográfica, ou seja, foram pesquisados dados disponíveis em fontes secundárias. O autor desta monografia também procurou trabalhar com depoimentos de Caiado (2003): são histórias de vida que dão voz aos excluídos da escola. Portanto, estudam-se indivíduos reais que pertencem a um grupo social e que por serem diferentes estão historicamente fora da escola. Nas entrevistas se busca conhecer o que eles têm a contar sobre suas vidas, suas experiências, seus anseios; quais as lembranças que carregam da escola que freqüentaram, do relacionamento com os professores e com os colegas; e sobre essas tatuagens procura-se conhecer o que pensam da escola inclusiva. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Professor especialista | pt_BR |
dc.subject | Recursos educativos | pt_BR |
dc.subject | Histórias de vida | pt_BR |
dc.subject | Escola inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Deficiência visual | pt_BR |
dc.title | A educação especial na escola regular: condições necessárias para viabilizar a inclusão do aluno com deficiência visual | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referees | Rabêllo, Roberto Sanches | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA/Faced | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação Especial | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)
|