Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32635
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Um estudo exploratório sobre a implementação do ensino fundamental de nove anos em uma escola pública da rede municipal de Salvador – BA
Autor(es): Simões, Ana Maria Teixeira dos Santos
Autor(es): Simões, Ana Maria Teixeira dos Santos
Abstract: O tema deste trabalho refere-se à implementação do Ensino Fundamental de Nove Anos no Brasil, especificamente a problemática da inclusão, com qualidade, das crianças de seis anos de idade nesse nível de ensino. Tem como objetivo conhecer a legislação que trata sobre o tema; o processo de implementação desta política pública em uma escola pública do Município de Salvador/Bahia, dando ênfase a organização escolar, as necessidades pedagógicas e a relevância do brincar para a criança de seis anos de idade. Faz parte deste estudo a realização de uma pesquisa exploratória tendo em vista conhecer se as orientações fornecidas pelo MEC e SMEC estão em sintonia com a prática desenvolvida nessa instituição de ensino. Foram realizadas entrevistas e observações com o objetivo de ter acesso à compreensão dos atores dessa comunidade acerca Ensino fundamental de Nove Anos e suas repercussões na escola; se eles receberam orientações e formações para implementar essa política e também para tentar identificar mudanças no contexto escolar quanto a pratica pedagógica; o ambiente físico, os equipamentos e mobiliário. A análise dos dados revelou que a maioria dos atores da referida instituição, em especial, professores do I Ciclo, tem pouca compreensão do tema tratado; não receberam nenhuma formação e/ou orientação da Secretaria de Educação para atuar com o Ensino Fundamental de Nove Anos, sobretudo nos anos iniciais; a prática pedagógica se dá em função dos conteúdos dos livros e das habilidades requeridas do aluno, presentes na caderneta escolar; o ambiente físico é inadequado, faltam materiais lúdicos, entre outros. Infelizmente o ambiente investigado é pouco estimulante para receber as crianças de seis anos e não foi verificado indícios de mudança rápida desse quadro apresentado na escola pesquisada.
Palavras-chave: Política educacional
Ensino fundamental de nove anos
Organização escolar
CNPq: Educação
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA/Faced
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32635
Data do documento: 15-Jan-2021
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA MARIA TEIXEIRA DOS SANTOS SIMÕES.pdf2,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.