Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32633
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Barros, Alessandra Santana Soares e | - |
dc.contributor.author | Jesus, Adriana Santos de | - |
dc.creator | Jesus, Adriana Santos de | - |
dc.date.accessioned | 2021-01-15T19:47:03Z | - |
dc.date.available | 2021-01-15T19:47:03Z | - |
dc.date.issued | 2021-01-15 | - |
dc.date.submitted | 2010 | - |
dc.identifier.other | TCC | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32633 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho teve por objetivo analisar a viabilidade de utilização de jogos de regras na Classe Hospitalar, tendo como campo empírico a enfermaria pediátrica do Hospital Universitário Professor Edgar Santos – o Hospital das Clínicas da Universidade Federal da Bahia. Buscou-se responder se os jogos de regras são adaptáveis ao ambiente hospitalar, tanto quanto o são em outros ambientes de aprendizagem. Para tanto, valeu-se da observação e registro sistemático, em diário de campo, de sessões de jogos promovidas no contexto semanal das atividades da Classe Hospitalar. A intenção era averiguar quais adaptações didáticas e metodológicas seriam necessárias ao emprego de jogos - educativos e tradicionais - no ambiente de uma enfermaria pediátrica, bem como, analisar a reorganização do trabalho pedagógico em situações de ensino-aprendizagem proporcionadas pelo engajamento de crianças e adolescentes hospitalizados nestas atividades. Assim, ao testar a aplicabilidade desses jogos ao cotidiano de uma Classe Hospitalar o objetivo maior do trabalho foi produzir conhecimento que favorecesse o empreendimento mais adequado das práticas de recreação e de práticas de ensino com uso de jogos junto às crianças hospitalizadas. | pt_BR |
dc.description.abstract | This study aimed to examine the feasibility of using games in Class Hospital of rules, with the empirical field the pediatric ward of University Hospital Professor Edgar Santos - the Hospital of the Federal University of Bahia. We sought to answer whether the games rules are adaptable to the hospital environment as much as they are in other learning environments. To do so, drew on the systematic observation and recording in the field diary of gaming sessions promoted in the context of the weekly activities of the Hospital Classroom. The intent was to ascertain what adjustments would be necessary educational and methodological employment games - educational and traditional - in an environment of pediatric ward, and to evaluate the reorganization of the pedagogical work in situations of teaching and learning offered by the engagement of children and adolescents hospitalized these activities. Thus, to test the applicability of these games to everyday life in a Class Hospital as the main goal of this study was to produce knowledge that would promote the development of more adequate practices of recreation and teaching practices with the use of games with hospitalized children. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Classe hospitalar | pt_BR |
dc.subject | Recreação e jogos | pt_BR |
dc.subject | Necessidades educativas especiais | pt_BR |
dc.subject | Class hospital | pt_BR |
dc.subject | Recreation and games | pt_BR |
dc.subject | Special educational needs | pt_BR |
dc.title | Classe hospitalar: análise da viabilidade de utilização de jogos de regras numa enfermaria pediátrica | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referees | Barros, Alessandra Santana Soares e | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA/Faced | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ADRIANA SANTOS DE JESUS.pdf | 9,15 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.