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dc.contributor.advisorBarros, Alessandra Santana Soares e-
dc.contributor.authorJesus, Adriana Santos de-
dc.creatorJesus, Adriana Santos de-
dc.date.accessioned2021-01-15T19:47:03Z-
dc.date.available2021-01-15T19:47:03Z-
dc.date.issued2021-01-15-
dc.date.submitted2010-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32633-
dc.description.abstractO presente trabalho teve por objetivo analisar a viabilidade de utilização de jogos de regras na Classe Hospitalar, tendo como campo empírico a enfermaria pediátrica do Hospital Universitário Professor Edgar Santos – o Hospital das Clínicas da Universidade Federal da Bahia. Buscou-se responder se os jogos de regras são adaptáveis ao ambiente hospitalar, tanto quanto o são em outros ambientes de aprendizagem. Para tanto, valeu-se da observação e registro sistemático, em diário de campo, de sessões de jogos promovidas no contexto semanal das atividades da Classe Hospitalar. A intenção era averiguar quais adaptações didáticas e metodológicas seriam necessárias ao emprego de jogos - educativos e tradicionais - no ambiente de uma enfermaria pediátrica, bem como, analisar a reorganização do trabalho pedagógico em situações de ensino-aprendizagem proporcionadas pelo engajamento de crianças e adolescentes hospitalizados nestas atividades. Assim, ao testar a aplicabilidade desses jogos ao cotidiano de uma Classe Hospitalar o objetivo maior do trabalho foi produzir conhecimento que favorecesse o empreendimento mais adequado das práticas de recreação e de práticas de ensino com uso de jogos junto às crianças hospitalizadas.pt_BR
dc.description.abstractThis study aimed to examine the feasibility of using games in Class Hospital of rules, with the empirical field the pediatric ward of University Hospital Professor Edgar Santos - the Hospital of the Federal University of Bahia. We sought to answer whether the games rules are adaptable to the hospital environment as much as they are in other learning environments. To do so, drew on the systematic observation and recording in the field diary of gaming sessions promoted in the context of the weekly activities of the Hospital Classroom. The intent was to ascertain what adjustments would be necessary educational and methodological employment games - educational and traditional - in an environment of pediatric ward, and to evaluate the reorganization of the pedagogical work in situations of teaching and learning offered by the engagement of children and adolescents hospitalized these activities. Thus, to test the applicability of these games to everyday life in a Class Hospital as the main goal of this study was to produce knowledge that would promote the development of more adequate practices of recreation and teaching practices with the use of games with hospitalized children.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectClasse hospitalarpt_BR
dc.subjectRecreação e jogospt_BR
dc.subjectNecessidades educativas especiaispt_BR
dc.subjectClass hospitalpt_BR
dc.subjectRecreation and gamespt_BR
dc.subjectSpecial educational needspt_BR
dc.titleClasse hospitalar: análise da viabilidade de utilização de jogos de regras numa enfermaria pediátricapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesBarros, Alessandra Santana Soares e-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

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