Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32589
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPretto, Nelson De Luca-
dc.contributor.authorAragão, Géssica de Oliveira-
dc.creatorAragão, Géssica de Oliveira-
dc.date.accessioned2021-01-09T10:57:12Z-
dc.date.available2021-01-09T10:57:12Z-
dc.date.issued2021-01-09-
dc.date.submitted2009-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32589-
dc.description.abstractEsta monografia é um estudo de caso sobre a Rádio Faced Web. Nesta pesquisa buscou-se analisar como os professores da Faculdade de Educação (Faced) da Universidade Federal da Bahia têm feito uso das TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), especificamente da Rádio Faced Web, implantada na instituição pelo Grupo de Pesquisa em Educação Comunicação e Tecnologias (GEC), na sua prática pedagógica e as contribuições que esse uso tem trazido para os educadores em formação. Para isso, foram realizadas entrevistas com estudantes e professores da instituição. A partir das primeiras experiências do uso do rádio na educação brasileira, são apontadas possibilidades trazidas por esse meio de comunicação, como valorização da cultura, participação da comunidade, comunicação horizontal, democrática e participativa, promoção da cidadania, ludicidade, e, além disso, propiciar experiências educacionais diferenciadas, transformadoras e relevantes, podendo transformar o ambiente escolar, ressignificando relações e ambientes, observando também como essas potencialidades são ampliadas com a rádio web. É apresentada a história da Rádio Faced Web, sua dinâmica atual, as transformações pelas quais passou desde a sua criação em 2004, as contribuições que ela tem gerado para a formação dos pedagogos da Faced e são feitas algumas proposições para que as possibilidades trazidas pela rádio web, neste caso deixando de ver o uso das TIC como ferramenta e passando a vê-la como estruturante do processo educativo, possam fazer parte efetivamente do processo de formação destes educadores.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRádio FACEDpt_BR
dc.subjectRádio e educaçãopt_BR
dc.subjectTIC e educaçãopt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.titleRádio e educação: contribuições da Rádio FACED Web para a formação dos educadores na FACED-UFBApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesPretto, Nelson De Luca-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GÉSSICA DE OLIVEIRA ARAGÃO.pdf981,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.