Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Pretto, Nelson De Luca | - |
dc.contributor.author | Aragão, Géssica de Oliveira | - |
dc.creator | Aragão, Géssica de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2021-01-09T10:57:12Z | - |
dc.date.available | 2021-01-09T10:57:12Z | - |
dc.date.issued | 2021-01-09 | - |
dc.date.submitted | 2009 | - |
dc.identifier.other | TCC | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32589 | - |
dc.description.abstract | Esta monografia é um estudo de caso sobre a Rádio Faced Web. Nesta pesquisa buscou-se analisar como os professores da Faculdade de Educação (Faced) da Universidade Federal da Bahia têm feito uso das TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), especificamente da Rádio Faced Web, implantada na instituição pelo Grupo de Pesquisa em Educação Comunicação e Tecnologias (GEC), na sua prática pedagógica e as contribuições que esse uso tem trazido para os educadores em formação. Para isso, foram realizadas entrevistas com estudantes e professores da instituição. A partir das primeiras experiências do uso do rádio na educação brasileira, são apontadas possibilidades trazidas por esse meio de comunicação, como valorização da cultura, participação da comunidade, comunicação horizontal, democrática e participativa, promoção da cidadania, ludicidade, e, além disso, propiciar experiências educacionais diferenciadas, transformadoras e relevantes, podendo transformar o ambiente escolar, ressignificando relações e ambientes, observando também como essas potencialidades são ampliadas com a rádio web. É apresentada a história da Rádio Faced Web, sua dinâmica atual, as transformações pelas quais passou desde a sua criação em 2004, as contribuições que ela tem gerado para a formação dos pedagogos da Faced e são feitas algumas proposições para que as possibilidades trazidas pela rádio web, neste caso deixando de ver o uso das TIC como ferramenta e passando a vê-la como estruturante do processo educativo, possam fazer parte efetivamente do processo de formação destes educadores. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Rádio FACED | pt_BR |
dc.subject | Rádio e educação | pt_BR |
dc.subject | TIC e educação | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.title | Rádio e educação: contribuições da Rádio FACED Web para a formação dos educadores na FACED-UFBA | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referees | Pretto, Nelson De Luca | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA/Faced | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)
|