Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32587
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A dislexia como distúrbio no aprendizado da leitura
Autor(es): Bulcão, Suine Melo de Aragão
Autor(es): Bulcão, Suine Melo de Aragão
Abstract: O presente estudo traz como temática de abordagem a dislexia, um distúrbio na aprendizagem da leitura que pode ocasionar dificuldades e/ou inviabilizar o desenvolvimento de habilidades da criança no processo de aquisição da leitura, interferindo negativamente no desempenho escolar. O objetivo principal é analisar a dislexia observando de que forma esse distúrbio interfere neste desenvolvimento. Considerando que a dislexia pode ser explicada a partir de várias noções e fatores, para alcance de tal propósito, buscou-se definir o que é dislexia, quais as formas de manifestação, identificar as principais causas do distúrbio e seus indicadores mais comuns, para em seguida, verificar como a dislexia reflete no processo de aprendizagem da leitura e refletir sobre a importância do re-conhecimento dos seus indicadores em sala de aula. As colocações desses pontos específicos constituem fontes importantes para a construção do conhecimento sobre a temática, que resultou da fundamentação teórica, que teve como suporte estudos de renomados autores. Procura-se o papel do professor nesse processo e a relevância de uma problemática que precisa ser reconhecida e tratada com prioridade, pela escola e pelas pessoas que a integram.
Palavras-chave: Escola
Dislexia
aprendizagem da leitura
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA/Faced
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32587
Data do documento: 8-Jan-2021
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.