https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32587
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A dislexia como distúrbio no aprendizado da leitura |
Autor(es): | Bulcão, Suine Melo de Aragão |
Autor(es): | Bulcão, Suine Melo de Aragão |
Abstract: | O presente estudo traz como temática de abordagem a dislexia, um distúrbio na aprendizagem da leitura que pode ocasionar dificuldades e/ou inviabilizar o desenvolvimento de habilidades da criança no processo de aquisição da leitura, interferindo negativamente no desempenho escolar. O objetivo principal é analisar a dislexia observando de que forma esse distúrbio interfere neste desenvolvimento. Considerando que a dislexia pode ser explicada a partir de várias noções e fatores, para alcance de tal propósito, buscou-se definir o que é dislexia, quais as formas de manifestação, identificar as principais causas do distúrbio e seus indicadores mais comuns, para em seguida, verificar como a dislexia reflete no processo de aprendizagem da leitura e refletir sobre a importância do re-conhecimento dos seus indicadores em sala de aula. As colocações desses pontos específicos constituem fontes importantes para a construção do conhecimento sobre a temática, que resultou da fundamentação teórica, que teve como suporte estudos de renomados autores. Procura-se o papel do professor nesse processo e a relevância de uma problemática que precisa ser reconhecida e tratada com prioridade, pela escola e pelas pessoas que a integram. |
Palavras-chave: | Escola Dislexia aprendizagem da leitura |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | UFBA/Faced |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32587 |
Data do documento: | 8-Jan-2021 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.