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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVilar, Edna Telma Fonseca e Silva-
dc.contributor.authorFerreira, Jane Mara-
dc.creatorFerreira, Jane Mara-
dc.date.accessioned2021-01-08T19:16:47Z-
dc.date.available2021-01-08T19:16:47Z-
dc.date.issued2021-01-08-
dc.date.submitted2020-12-08-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32582-
dc.description.abstractO presente Trabalho de Conclusão de Curso faz parte do projeto de pesquisa intitulado: “A avaliação escolar na Bahia em perspectiva histórica (1925-1936): proposições e práticas” e resultou do subprojeto, intitulado “Vestígios históricos da avaliação escolar na Bahia: atos, agentes e artefatos”, desenvolvido pela autora. Seu principal objetivo é analisar a concepção de “avaliação como medida” que deixou marcas na educação primária no Brasil, destacando o movimento que se deu dos “testes mentais” aos “testes pedagógicos”. Para dar conta desse objetivo, perguntamos: De onde vieram as referências para essas propostas? Quem esteve à frente na Bahia e também no Brasil? Que providências adotou e o que produziu? Com isso, verifica-se a forte presença de Isaías Alves e Anísio Teixeira na Bahia e, posteriormente no Rio de Janeiro. Como o nosso foco são os testes pedagógicos, incluímos neste trabalho, o livro Manual de Testes (1960) de autoria do professor Afro do Amaral Fontoura por ser uma fonte que não só apresenta os testes aos professores, como também sua correção. Para realização desta pesquisa, optou-se pelo método histórico-documental, base do projeto PIBIC, desenvolvido pela autora, articulando fontes documentais diversas, cujo diálogo se obteve com a produção historiográfica já existente. As fontes principais utilizadas para esse trabalho constam de atos normativos (Legislação), discursos dos sujeitos em cargos ou funções da administração pública (Relatórios); produções dos principais nomes considerados “experts” no assunto testes (Artigos, livros escritos), entre os anos 1925 e 1960. Concluímos que os testes foram vistos como novidades pedagógicas para a época, tendo recebido algumas críticas, mas com uma longa história de permanência na educação que os colocam junto ao paradigma da avaliação como medida, cuja finalidade é examinar, classificar, homogeneizar e excluir.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistória da Educaçãopt_BR
dc.subjectAvaliação Escolarpt_BR
dc.subjectTestespt_BR
dc.subjectIsaías Alvespt_BR
dc.titleAvaliação como medida: dos testes mentais aos testes pedagógicos ou de Isaías Alves a Afro do Amaral Fontoura (décadas de 1920 a 1960)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesAlves, Kelly Ludkiewicz-
dc.contributor.refereesAlves, Rejane de Oliveira-
dc.contributor.refereesVilar, Edna Telma Fonseca e Silva-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqAvaliação da Aprendizagempt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)



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