Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32580
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Ludicidade e educação infantil: reflexões teóricas sobre relevâncias e pertinências curriculares
Autor(es): Barata, Alfa Naira de Moraes
Autor(es): Barata, Alfa Naira de Moraes
Abstract: O presente trabalho visa à análise da relação entre ludicidade e educação infantil, propondo uma reflexão que parte da relevância da ludicidade no desenvolvimento da criança para destacar a importância de sua apropriação pelo currículo da educação infantil. Através do estudo das concepções de ludicidade e da análise denotativa dos conceitos que desta se desdobram, tais como brincadeira e jogo. A pesquisa recupera o conhecimento sobre a evolução história da ludicidade, infância e educação infantil, estabelecendo uma relação com as propostas pedagógicas atreladas à cada fase histórica; e aponta as relevâncias e pertinências curriculares da apropriação da ludicidade pela educação infantil; concluindo com a consideração do currículo como o espaço de viabilização dessa apropriação.
This paper aims to investigate the relationship between playfulness experience and child´s learning process, and proposing a reflection about the importance of ludic culture in the child's development and highlighting the importance of apropriate it in the curriculum directives for early childhood education. By studying the definition of playfulness and games, which are analogous concepts that unfold of the main theme, this research retrieves knowledge about the historic evolution of ludic culture, of childhood and of early childhood education, establishing a relationship with the pedagogical proposals tied to each historical period, and pointing out the relevance and pertinence of the apropriation of ludic culture in Curriculum Directives for early childhood education, concluding with the consideration of the viability of this apropriation.
Palavras-chave: Ludicidade
Educação infantil
Currículo
Ludic culture
Early childhood education
Curriculum directives
CNPq: Educação
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA/Faced
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32580
Data do documento: 8-Jan-2021
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALFA NAIRA DE MORAES BARATA.pdf234,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.