Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32578
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Brincar e a educação inclusiva: a atividade lúdica no desenvolvimento do aluno cego
Autor(es): Guimarães, Aline Rodrigues
Autor(es): Guimarães, Aline Rodrigues
Abstract: Esta monografia trata da importância das atividades lúdicas como proposta inclusiva da criança portadora de deficiência visual, em especial do cego, o qual por muitas vezes é marginalizado, se tornando, assim, uma vítima de um currículo mal adaptado, que oferece pouco ou nenhum tempo de sobra para brincar, jogar, ou seja, viver e criar um momento lúdico. Apesar da legislação existente em relação à inclusão escolar de alunos com deficiência visual, ainda é comum ocorrer sua exclusão nas relações cotidianas que se estabelecem dentro da escola regular e na sociedade. Para tanto, existe a proposta de trabalhar o desenvolvimento e aprendizagem dos portadores de necessidades especiais através da utilização do lúdico em sala de aula. Assim, como a educação possibilita a inclusão do portador de deficiência visual, a ludicidade possibilita o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social, além de favorecer momentos mais prazerosos na educação regular.
Palavras-chave: Brincar
Educação especial
Cegueira
Inclusão
Ludicidade
CNPq: Educação Especial
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA/Faced
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32578
Data do documento: 8-Jan-2021
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALINE RODRIGUES GUIMARAES.pdf352,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.