https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32578
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Brincar e a educação inclusiva: a atividade lúdica no desenvolvimento do aluno cego |
Autor(es): | Guimarães, Aline Rodrigues |
Autor(es): | Guimarães, Aline Rodrigues |
Abstract: | Esta monografia trata da importância das atividades lúdicas como proposta inclusiva da criança portadora de deficiência visual, em especial do cego, o qual por muitas vezes é marginalizado, se tornando, assim, uma vítima de um currículo mal adaptado, que oferece pouco ou nenhum tempo de sobra para brincar, jogar, ou seja, viver e criar um momento lúdico. Apesar da legislação existente em relação à inclusão escolar de alunos com deficiência visual, ainda é comum ocorrer sua exclusão nas relações cotidianas que se estabelecem dentro da escola regular e na sociedade. Para tanto, existe a proposta de trabalhar o desenvolvimento e aprendizagem dos portadores de necessidades especiais através da utilização do lúdico em sala de aula. Assim, como a educação possibilita a inclusão do portador de deficiência visual, a ludicidade possibilita o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social, além de favorecer momentos mais prazerosos na educação regular. |
Palavras-chave: | Brincar Educação especial Cegueira Inclusão Ludicidade |
CNPq: | Educação Especial |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | UFBA/Faced |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32578 |
Data do documento: | 8-Jan-2021 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ALINE RODRIGUES GUIMARAES.pdf | 352,99 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.