Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Galvão, Nelma de Cássia Silva Sandes | - |
dc.contributor.author | Santos, Ana Gonçalves dos | - |
dc.creator | Santos, Ana Gonçalves dos | - |
dc.date.accessioned | 2021-01-08T18:40:41Z | - |
dc.date.available | 2021-01-08T18:40:41Z | - |
dc.date.issued | 2021-01-08 | - |
dc.date.submitted | 2009 | - |
dc.identifier.other | TCC | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32577 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho teve como tema o corpo do aluno com deficiência física na perspectiva da educação inclusiva. Para uma aproximação maior com a prática pedagógica, o percurso metodológico utilizado foi o estudo de caso, de cunho qualitativo, numa escola municipal de Salvador, a partir da observação e entrevistas direcionadas aos sujeitos da pesquisa. O referencial teórico pautou-se em apresentar a reflexão dos autores que trazem contribuições importantes para a educação inclusiva e que possibilitam uma intersecção entre o aluno com deficiência física, corpo, cultura, ambiente e escola. O presente trabalho faz um resgate histórico das concepções e evolução no atendimento às pessoas com necessidades educacionais especiais e trava uma discussão entre as práticas de inclusão ou integração para associá-los à constituição da identidade do sujeito com deficiência física a partir da forma como este compreende sua autoimagem corporal e como o ambiente escolar no qual está inserido atenua ou agrava componentes para tal construção. A discussão dos dados infere a necessidade de uma preparação docente e de toda comunidade escolar para que identifiquem e compreendam os símbolos e significados variados que cada aluno apresenta, para que não naturalize as ilhas de exclusão que se formam na escola e infelizmente caminhe no movimento contrário ao que se propõe uma escola inclusiva de fato. O presente estudo permite refletir sobre a escola como local onde se trabalha conteúdos acadêmicos, mas acima de tudo, local onde se formata o desenvolvimento de uma história de vida. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Corpo | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Deficiência física | pt_BR |
dc.subject | Identidade | pt_BR |
dc.subject | Imagem corporal | pt_BR |
dc.title | O corpo do aluno com deficiência física na perspectiva da educação inclusiva | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referees | Galvão, Nelma de Cássia Silva Sandes | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA/Faced | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação Especial | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)
|