Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32577
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGalvão, Nelma de Cássia Silva Sandes-
dc.contributor.authorSantos, Ana Gonçalves dos-
dc.creatorSantos, Ana Gonçalves dos-
dc.date.accessioned2021-01-08T18:40:41Z-
dc.date.available2021-01-08T18:40:41Z-
dc.date.issued2021-01-08-
dc.date.submitted2009-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32577-
dc.description.abstractEste trabalho teve como tema o corpo do aluno com deficiência física na perspectiva da educação inclusiva. Para uma aproximação maior com a prática pedagógica, o percurso metodológico utilizado foi o estudo de caso, de cunho qualitativo, numa escola municipal de Salvador, a partir da observação e entrevistas direcionadas aos sujeitos da pesquisa. O referencial teórico pautou-se em apresentar a reflexão dos autores que trazem contribuições importantes para a educação inclusiva e que possibilitam uma intersecção entre o aluno com deficiência física, corpo, cultura, ambiente e escola. O presente trabalho faz um resgate histórico das concepções e evolução no atendimento às pessoas com necessidades educacionais especiais e trava uma discussão entre as práticas de inclusão ou integração para associá-los à constituição da identidade do sujeito com deficiência física a partir da forma como este compreende sua autoimagem corporal e como o ambiente escolar no qual está inserido atenua ou agrava componentes para tal construção. A discussão dos dados infere a necessidade de uma preparação docente e de toda comunidade escolar para que identifiquem e compreendam os símbolos e significados variados que cada aluno apresenta, para que não naturalize as ilhas de exclusão que se formam na escola e infelizmente caminhe no movimento contrário ao que se propõe uma escola inclusiva de fato. O presente estudo permite refletir sobre a escola como local onde se trabalha conteúdos acadêmicos, mas acima de tudo, local onde se formata o desenvolvimento de uma história de vida.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectDeficiência físicapt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectImagem corporalpt_BR
dc.titleO corpo do aluno com deficiência física na perspectiva da educação inclusivapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesGalvão, Nelma de Cássia Silva Sandes-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducação Especialpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA GONÇALVES DOS SANTOS.pdf917,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.