Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Miranda, Theresinha Guimarães | - |
dc.contributor.author | Souza, Adriana Maria Santos De | - |
dc.creator | Souza, Adriana Maria Santos De | - |
dc.date.accessioned | 2021-01-08T18:09:26Z | - |
dc.date.available | 2021-01-08T18:09:26Z | - |
dc.date.issued | 2021-01-08 | - |
dc.date.submitted | 2010 | - |
dc.identifier.other | TCC | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32573 | - |
dc.description.abstract | Nas ultimas décadas a escola tem buscado promover a inclusão de todos os alunos no ensino regular. O presente estudo teve como principal objetivo analisar o crescimento das matrículas de alunos com deficiência na ultima década nas escolas regulares de Salvador. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e análise documental, além de busca a sites como: MEC, INEP, SECULT para buscar dados referentes às matrículas de alunos com deficiência no ensino regular na ultima década. Foi estudado o percurso histórico da educação das pessoas com deficiência, enfocando os paradigmas da educação: Exclusão, Segregação, Integração e Inclusão. Foram analisados nove documentos normativos que tratam da questão da inclusão a partir da Constituição Federal de 1988. Os resultados apontam que houve um crescimento de matrículas na rede municipal de Salvador na ultima década devido a as políticas públicas e a municipalização do Ensino Fundamental I, porém as políticas públicas precisam garantir além da matrícula a permanência do aluno com deficiência na escola tornando-a atrativa para ele. Por outro lado é possível observar que os alunos que tem um acompanhamento da família e fazem complementação em outras instituições tem obtido sucesso escolar. Conclui-se que nas escolas municipais a inclusão vem acontecendo, de maneira bastante precária, pois em algumas escolas faltam rampas de acesso, banheiros adaptados, corrimões etc., materiais específicos para que o professor trabalhe com os alunos com deficiência e uma das maiores queixas dos professores, a formação voltada para a educação inclusiva. Portanto espera-se que com a implantação das salas de apoio multifuncionais nas escolas municipais, os alunos com deficiência possam ter uma educação de qualidade. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Alunos com Deficiência | pt_BR |
dc.subject | Escola Regular | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.title | Crescimento de matrículas de alunos com deficiência na última década nas escolas municipais de Salvador | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referees | Miranda, Theresinha Guimarães | - |
dc.contributor.referees | Díaz-Rodríguez, Félix Marcial | - |
dc.contributor.referees | Martinez, Amanda Botelho Corbacho | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA/Faced | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)
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