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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32573
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMiranda, Theresinha Guimarães-
dc.contributor.authorSouza, Adriana Maria Santos De-
dc.creatorSouza, Adriana Maria Santos De-
dc.date.accessioned2021-01-08T18:09:26Z-
dc.date.available2021-01-08T18:09:26Z-
dc.date.issued2021-01-08-
dc.date.submitted2010-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32573-
dc.description.abstractNas ultimas décadas a escola tem buscado promover a inclusão de todos os alunos no ensino regular. O presente estudo teve como principal objetivo analisar o crescimento das matrículas de alunos com deficiência na ultima década nas escolas regulares de Salvador. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e análise documental, além de busca a sites como: MEC, INEP, SECULT para buscar dados referentes às matrículas de alunos com deficiência no ensino regular na ultima década. Foi estudado o percurso histórico da educação das pessoas com deficiência, enfocando os paradigmas da educação: Exclusão, Segregação, Integração e Inclusão. Foram analisados nove documentos normativos que tratam da questão da inclusão a partir da Constituição Federal de 1988. Os resultados apontam que houve um crescimento de matrículas na rede municipal de Salvador na ultima década devido a as políticas públicas e a municipalização do Ensino Fundamental I, porém as políticas públicas precisam garantir além da matrícula a permanência do aluno com deficiência na escola tornando-a atrativa para ele. Por outro lado é possível observar que os alunos que tem um acompanhamento da família e fazem complementação em outras instituições tem obtido sucesso escolar. Conclui-se que nas escolas municipais a inclusão vem acontecendo, de maneira bastante precária, pois em algumas escolas faltam rampas de acesso, banheiros adaptados, corrimões etc., materiais específicos para que o professor trabalhe com os alunos com deficiência e uma das maiores queixas dos professores, a formação voltada para a educação inclusiva. Portanto espera-se que com a implantação das salas de apoio multifuncionais nas escolas municipais, os alunos com deficiência possam ter uma educação de qualidade.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlunos com Deficiênciapt_BR
dc.subjectEscola Regularpt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.titleCrescimento de matrículas de alunos com deficiência na última década nas escolas municipais de Salvadorpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesMiranda, Theresinha Guimarães-
dc.contributor.refereesDíaz-Rodríguez, Félix Marcial-
dc.contributor.refereesMartinez, Amanda Botelho Corbacho-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

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