https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32572
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O uso do blog na disciplina Educação e Tecnologia Contemporânea (EDC 287): recurso colaborativo contribuindo para o processo formativo |
Autor(es): | Santos, Ivalda Rosangela Alves Dos |
Autor(es): | Santos, Ivalda Rosangela Alves Dos |
Abstract: | Esta pesquisa, do tipo descritiva, visa analisar uso do blog na disciplina Educação e Tecnologia Contemporânea (EDC 287) disponibilizado nos endereços disponíveis na página virtual da disciplina, situado na plataforma moodle/UFBA da Universidade Federal da Bahia,a qual é ministradas pelos professores participantes do grupo Grupo de Pesquisas Educação Comunicação e Tecnologia (GEC). A pesquisa de método quantiqualitativo, foi dividida em III etapas distintas e teve como campo de pesquisa 370 criados pelos alunos que frequentaram a disciplina EDC 287 entre o período de 2005 a 2009. Na I e II etapa foi utilizado o método quantitativo onde foi possível numerar a quantidade de blogs criados na disciplina descrevendo a peculiaridade de cada página. Na III etapa foi utilizado o método qualitativo onde foi possível, através de um questionário de auto preenchimento com dez questões estruturadas, descrever a relação dos alunos com o blog, trazendo uma análise sobre a importância da utilização do mesmo na educação. Os questionários foram postados nos blogs e encaminhados via e-mail juntamente com uma mensagem convidando os 17 alunos participantes desta etapa final, a participarem da pesquisa. Dos 17 questionários enviados tivemos apenas 06 respondentes que devolveram o questionário devidamente preenchidos. Os dados da I e II etapas etapa trouxeram informações importantes a respeito da dinâmica existentes entre aos alunos da disciplina EDC 287 e blogs. Na III etapa foi possível trazer às reflexões feitas pelos alunos sobre da importância do blog como recurso potencializador da aprendizagem. Os resultados obtidos revelaram que a prática de postar no blog trouxe para a vida acadêmica dos alunos conhecimentos indispensáveis à formação discente. A pesquisa revelou, ainda, que a disciplina EDC 287 entra como importante mediadora entre alunos, educação e Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) por fomentar discussões e aproximações teóricas sobre dados e acontecimentos atuais a nível de educação e tecnologia. |
Palavras-chave: | Blog Educação e tecnologia Tecnologia estruturante Ambiente virtual Tecnologias de Informação e Comunicação |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | UFBA/Faced |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32572 |
Data do documento: | 8-Jan-2021 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA (4).pdf | 332,74 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.