Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32572
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O uso do blog na disciplina Educação e Tecnologia Contemporânea (EDC 287): recurso colaborativo contribuindo para o processo formativo
Autor(es): Santos, Ivalda Rosangela Alves Dos
Autor(es): Santos, Ivalda Rosangela Alves Dos
Abstract: Esta pesquisa, do tipo descritiva, visa analisar uso do blog na disciplina Educação e Tecnologia Contemporânea (EDC 287) disponibilizado nos endereços disponíveis na página virtual da disciplina, situado na plataforma moodle/UFBA da Universidade Federal da Bahia,a qual é ministradas pelos professores participantes do grupo Grupo de Pesquisas Educação Comunicação e Tecnologia (GEC). A pesquisa de método quantiqualitativo, foi dividida em III etapas distintas e teve como campo de pesquisa 370 criados pelos alunos que frequentaram a disciplina EDC 287 entre o período de 2005 a 2009. Na I e II etapa foi utilizado o método quantitativo onde foi possível numerar a quantidade de blogs criados na disciplina descrevendo a peculiaridade de cada página. Na III etapa foi utilizado o método qualitativo onde foi possível, através de um questionário de auto preenchimento com dez questões estruturadas, descrever a relação dos alunos com o blog, trazendo uma análise sobre a importância da utilização do mesmo na educação. Os questionários foram postados nos blogs e encaminhados via e-mail juntamente com uma mensagem convidando os 17 alunos participantes desta etapa final, a participarem da pesquisa. Dos 17 questionários enviados tivemos apenas 06 respondentes que devolveram o questionário devidamente preenchidos. Os dados da I e II etapas etapa trouxeram informações importantes a respeito da dinâmica existentes entre aos alunos da disciplina EDC 287 e blogs. Na III etapa foi possível trazer às reflexões feitas pelos alunos sobre da importância do blog como recurso potencializador da aprendizagem. Os resultados obtidos revelaram que a prática de postar no blog trouxe para a vida acadêmica dos alunos conhecimentos indispensáveis à formação discente. A pesquisa revelou, ainda, que a disciplina EDC 287 entra como importante mediadora entre alunos, educação e Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) por fomentar discussões e aproximações teóricas sobre dados e acontecimentos atuais a nível de educação e tecnologia.
Palavras-chave: Blog
Educação e tecnologia
Tecnologia estruturante
Ambiente virtual
Tecnologias de Informação e Comunicação
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA/Faced
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32572
Data do documento: 8-Jan-2021
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA (4).pdf332,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.