Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32434
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMiranda, Theresinha Guimarães-
dc.contributor.authorBispo, Arivaldo da Silva-
dc.creatorBispo, Arivaldo da Silva-
dc.date.accessioned2020-11-24T13:43:21Z-
dc.date.available2020-11-24T13:43:21Z-
dc.date.issued2020-11-24-
dc.date.submitted2009-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32434-
dc.description.abstractO presente estudo tem como objetivo identificar os principais pressupostos que nortearão trabalho de alfabetização da pessoa com deficiência intelectual, além de compreender como o educador pode favorecer a aquisição da leitura e da escrita. Partiu- se do pressuposto de que é possível, através da interação, oferecer uma educação de qualidade ao individuo com deficiência intelectual, pois o mesmo é capaz de aprender, só que de uma forma mais lenta, sendo assim, optou-se pela perspectiva interacionista de Vigotsky, bem como de seus seguidores, por entender que o desenvolvimento da pessoa com deficiência intelectual está ligado á relações com o ambiente sócio-cultural em que vive. Para o desenvolvimento da pesquisa analisou-se os estudos de: Oliveira (2008), Saad (2003), Fereiro (1991), Coll (2007), entre outros estudiosos que tratam tanto da questão da deficiência intelectual quando das questões ligadas a alfabetização. Espera-se que este trabalho contribua de alguma forma para ampliar o debate acerca da alfabetização da pessoa com deficiência intelectual. Conclui-se que, uma análise mais aprofundada da teoria sócio-histórica de Vigotsky e da psicogênese da língua escrita de Emilia Ferreiro fornecerá ao educador embasamento para um trabalho educativo promissor em prol do desenvolvimento da pessoa com deficiência intelectual.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDeficiência intelectualpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectDesenvolvimentopt_BR
dc.subjectPessoapt_BR
dc.titleA alfabetização da pessoa com deficiência intelectualpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesMiranda, Theresinha Guimarães-
dc.contributor.refereesCordeiro, Salete de Fátima Noro-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/FACEDpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducação Especialpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARIVALDO DA SILVA BISPO.pdf180,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.