Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32434
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Miranda, Theresinha Guimarães | - |
dc.contributor.author | Bispo, Arivaldo da Silva | - |
dc.creator | Bispo, Arivaldo da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2020-11-24T13:43:21Z | - |
dc.date.available | 2020-11-24T13:43:21Z | - |
dc.date.issued | 2020-11-24 | - |
dc.date.submitted | 2009 | - |
dc.identifier.other | TCC | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32434 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo tem como objetivo identificar os principais pressupostos que nortearão trabalho de alfabetização da pessoa com deficiência intelectual, além de compreender como o educador pode favorecer a aquisição da leitura e da escrita. Partiu- se do pressuposto de que é possível, através da interação, oferecer uma educação de qualidade ao individuo com deficiência intelectual, pois o mesmo é capaz de aprender, só que de uma forma mais lenta, sendo assim, optou-se pela perspectiva interacionista de Vigotsky, bem como de seus seguidores, por entender que o desenvolvimento da pessoa com deficiência intelectual está ligado á relações com o ambiente sócio-cultural em que vive. Para o desenvolvimento da pesquisa analisou-se os estudos de: Oliveira (2008), Saad (2003), Fereiro (1991), Coll (2007), entre outros estudiosos que tratam tanto da questão da deficiência intelectual quando das questões ligadas a alfabetização. Espera-se que este trabalho contribua de alguma forma para ampliar o debate acerca da alfabetização da pessoa com deficiência intelectual. Conclui-se que, uma análise mais aprofundada da teoria sócio-histórica de Vigotsky e da psicogênese da língua escrita de Emilia Ferreiro fornecerá ao educador embasamento para um trabalho educativo promissor em prol do desenvolvimento da pessoa com deficiência intelectual. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Deficiência intelectual | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento | pt_BR |
dc.subject | Pessoa | pt_BR |
dc.title | A alfabetização da pessoa com deficiência intelectual | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referees | Miranda, Theresinha Guimarães | - |
dc.contributor.referees | Cordeiro, Salete de Fátima Noro | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA/FACED | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação Especial | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARIVALDO DA SILVA BISPO.pdf | 180,8 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.