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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32410
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Siqueira, Sandra Maria Marinho | - |
dc.contributor.author | Santos, Valéria Lima dos | - |
dc.creator | Santos, Valéria Lima dos | - |
dc.date.accessioned | 2020-11-17T12:11:50Z | - |
dc.date.available | 2020-11-17T12:11:50Z | - |
dc.date.issued | 2020-11-17 | - |
dc.date.submitted | 2008 | - |
dc.identifier.other | TCC | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32410 | - |
dc.description.abstract | A relação entre os movimentos sociais e a juventude tem se mostrado como algo corriqueiro no decorrer dos tempos dada as similaridades que possuem quanto ao salutar caráter de contestação e de mobilização e à polissêmica condição assumida por seus conceitos. Sendo assim, o que se pretende nesta monografia é investigar como se estrutura esta relação e as suas implicações na esfera da formação político-pedagógica e como os movimentos sociais têm se validado enquanto sujeito educativo e espaço de aprendizagem. A construção do trabalho foi feita mediante pesquisa bibliográfica no intuito de imergir nos estudos sobre estas duas categorias tidas aqui como socialmente construídas e historicamente situadas. Esta categorização leva a perceber que a conjuntura tanto dos movimentos sociais quanto da juventude na contemporaneidade assumiu novas configurações e a sociedade em geral não atentou para isso, estes ainda são vistos com um recorte muito forte na década de 60, o que não permite ampliar as visões sobre os perfis dos jovens e dos movimentos sociais. O movimento estudantil que é representativo da presença juvenil, por exemplo, demonstra isso ao agregar em sua atuação discussões trazidas pelos novos movimentos sociais e novas formas organizativas demandadas pela própria vivência em sociedade. Outro aspecto presente neste estudo é o de que a juventude é uma fase da vida que nos espaços de formação de educadores tem sido pouco ou nunca mencionada quando tanto quanto a infância e a adulta pede um estudo mais acurado para que os educadores possam lançar mão de metodologias adequadas tendo a educação como prática social. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Movimentos sociais | pt_BR |
dc.subject | Novos movimentos sociais | pt_BR |
dc.subject | Juventude | pt_BR |
dc.subject | Movimento estudantil | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Movimentos sociais e juventude: as implicações dessa relação na esfera da formação político-pedagógica | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referees | Siqueira, Sandra Maria Marinho | - |
dc.contributor.referees | Cunha, Sílvio Humberto dos Passos | - |
dc.contributor.referees | Gomes, Celma Borges | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA/FACED | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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