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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32407
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Educação a distância: construção da aprendizagem autônoma.
Autor(es): Dias Júnior, Eugles Oliveira
Autor(es): Dias Júnior, Eugles Oliveira
Abstract: O presente trabalho teve por objetivo contribuir para um estudo mais aprofundado da relação entre Educação a Distância (EaD) e construção da aprendizagem autônoma. O motivo deste estudo esta não só no impulso que a EaD tomou nos últimos anos, crescendo de forma significativa em todo o Brasil e no mundo; também visa compreender: (1) o processo de mediação e interação entre os atores envolvidos por meio da utilização das tecnologias da informação e comunicação no espaço (ou ambiente) específico de aprendizagem oferecido pela EaD, como modalidade de educação; (2) entender o papel do professor nesse ambiente; (3) instigar uma reflexão sobre a construção da aprendizagem autônoma nesse contexto. Através de uma revisão bibliográfica, utilizamos a análise de conteúdo na perspectiva multirreferencial, para analisar, na literatura pertinente, aspectos que possibilitam a construção dessa aprendizagem autônoma. Consideramos que esta, paradoxalmente desenvolve-se em estreita articulação com relações de dependência, em processo contínuo, sempre é um (re)começo para os aprendizes que se dispõem a construir sua autonomia, na interação com o(s) outro(s). Como resultado desta monografia, chegamos ao entendimento que os canais de interação disponibilizados nesse ambiente, o diálogo e a participação entre todos os sujeitos envolvidos, são o caminho viável para construção de uma aprendizagem autônoma, dentro do contexto de uma educação que se baseia na interação por suportes eletrônicos, onde construir aprendizagem exige certo grau de autonomia do aluno. A mediação pedagógica ela pode ser considerada como ação humana em que determinados sujeitos colocados em situação de interação, medeiam suas relações com o conhecimento e proporcionam alternativas para a construção da aprendizagem e a transformação de si próprios como sujeitos do conhecimento. Nesse contexto chegamos a conclusão que o papel do professor deve ser diferente ao da educação presencial, onde ele exerce o controle do processo de aprendizagem. Na Educação a Distância, o professor coloca-se como parceiro do aprendiz nas suas construções e reproduções, e que este oferece ao aprendiz os caminhos viáveis para se chegar a uma autonomia em seu processo de aprendizagem. A autonomia é discutida em duas dimensões, subjetiva e social, refletindo a construção dessa aprendizagem autônoma.
Palavras-chave: Educação a distância
Aprendizagem
Autonomia
Mediação pedagógica
Papel do professor
Interação
Tecnologias da informação e comunicação
CNPq: Educação
País: brasil
Sigla da Instituição: FACED /UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32407
Data do documento: 17-Nov-2020
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

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