Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32403
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Currículo multicultural e identidade negra.
Autor(es): Conceição, Liliane Nascimento
Autor(es): Conceição, Liliane Nascimento
Abstract: O presente trabalho discute o papel do currículo na construção da identidade negra, trazendo como possibilidade desta construção, o currículo multicultural. Pretendeu-se com tal trabalho discutir por meio de teóricos, a diversidade cultural, tendo em vista a Lei nº 10.639/03 e as Diretrizes Curriculares Nacionais para Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira em busca de uma compreensão da importância da cultura na construção da identidade negra e de que forma o currículo permite que uma identidade seja construída levando sempre em consideração a diferença. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica para que uma base teórica fosse estabelecida a ponto de discutir questões referentes ao currículo e a identidade. Além disso, uma breve pesquisa documental foi realizada, para uma apropriação da Lei nº 10.639/03 e da Resolução CNE/CP nº 1/2004. Nas considerações finais, ressalta-se a importância dos documentos oficiais analisados para a cultura negra e reflete-se que ainda há muito para ser pesquisado a respeito do currículo multicultural se este for o caminho para a construção da identidade negra.
Palavras-chave: currículo multicultural
identidade negra
Cultura
País: brasil
Sigla da Instituição: FACED /UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32403
Data do documento: 13-Nov-2020
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CURRÍCULO MULTICULTURAL E IDENTIDADE NEGRA.pdf202,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.