Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32392
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Bordas, Miguel Angel García | - |
dc.contributor.author | Silva, Viviane Fernandes Fraga da | - |
dc.creator | Silva, Viviane Fernandes Fraga da | - |
dc.date.accessioned | 2020-11-10T12:28:11Z | - |
dc.date.available | 2020-11-10T12:28:11Z | - |
dc.date.issued | 2020-11-10 | - |
dc.date.submitted | 2008 | - |
dc.identifier.other | TCC | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32392 | - |
dc.description.abstract | A linguagem é um produto social e histórico produzido pelos sujeitos. A língua é dinâmica, variável e suscetível a mudanças. Estes são um dos pressupostos que fundamenta esta monografia, um ensino da língua materna partindo da realidade lingüística dos alunos e, não apenas um ensino de regras gramaticais, que não acompanham a evolução da língua, fazendo uma enorme confusão quanto à relação entre fala e escrita, onde quem fala diferente como está escrito tem uma fala considerada errada, desprezando um dos fenômenos estudados pelos lingüistas e sociolingüístas, as variações lingüísticas, que não pode está relacionada com a escrita, mas com a fala dos falantes da língua. Este trabalho propõe-se a investigar as possibilidades de trabalhar a língua materna aliando as variedades lingüísticas dos alunos das classes de alfabetização da Educação de Jovens e Adultos (EJA) numa perspectiva emancipadora. Através das discussões dos autores, fazendo uma reflexão sobre o ensino da língua padrão, que não discrimine a linguagem dos alunos, mas que esse parta da língua dos mesmos para que possam se apropriar deste instrumento tão útil na luta de seus direitos e exercício da cidadania. Esta monografia contará com uma revisão bibliográfica da literatura de diversos autores que fundamentam a mesma e com nossas reflexões para tentar responder a questão desta pesquisa. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Variedades lingüísticas | pt_BR |
dc.subject | Preconceito lingüístico | pt_BR |
dc.subject | Linguagem | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.title | Alfabetização e linguagem: o ensino da língua materna aos alunos de EJA numa perspectiva emancipadora | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referees | Bordas, Miguel Angel García | - |
dc.contributor.referees | Silva, Cleverson Suzart | - |
dc.contributor.referees | Muniz, Dinéa Maria Sobral | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA/Faced | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
VIVIANE FERNANDES FRAGA DA SILVA.pdf | 323,15 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.