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dc.contributor.advisorSouza, Emília Helena Portella Monteiro de-
dc.contributor.authorCerqueira, Simone Camargo-
dc.creatorCerqueira, Simone Camargo-
dc.date.accessioned2020-11-10T12:21:32Z-
dc.date.available2020-11-10T12:21:32Z-
dc.date.issued2020-11-10-
dc.date.submitted2008-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32390-
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo realizar uma análise da práxis pedagógica no desenvolvimento lingüístico a partir de um estudo de caso realizado na Escola Estadual Nossa Senhora de Fátima, localizada no bairro de Valéria, na cidade de Salvador-Ba. O público pesquisado abrange professoras de 1ª (primeira) e 2ª (segunda) séries do ensino fundamental. De acordo com os pressupostos teóricos estudados, a pesquisa partiu da hipótese de que a maioria das professoras não têm a definição clara dos conceitos de norma padrão e preconceito lingüístico, e assim, não dominam uma metodologia de ensino capaz de auxiliar os alunos a esclarecer possíveis dúvidas com relação ao uso da língua em diferentes contextos sociais. Verifica-se que a suposição foi confirmada a partir dos dados colhidos por meio de aplicação de questionário e constata-se que a formação de professores é um fator categórico para o ensino da Língua Portuguesa e para a conseqüente melhora na qualidade do ensino de forma geral. Destarte, vê-se que para uma prática pedagógica em prol do desenvolvimento lingüístico dos alunos, as ações das professoras da Escola Estadual Nossa Senhora de Fátima, assim como em outras instituições de ensino, devem estar pautadas na contínua especialização e no maior conhecimento da ciência da lingüística por parte dos profissionais da educação, além de maior incentivo por parte das instituições de ensino empregadoras e esferas político-administrativas competentes.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPráxis-pedagógicapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento lingüísticopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.titleUma análise da práxis pedagógica no desenvolvimento linguístico: o caso de uma escola pública no bairro de Valériapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesSouza, Emília Helena Portella Monteiro de-
dc.contributor.refereesSantana, Noemi Pereira de-
dc.contributor.refereesFarias, Iara Rosa-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

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