Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32358
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Siqueira, Sandra Maria Marinho | - |
dc.contributor.author | Mazzafera, Natália Mendes | - |
dc.creator | Mazzafera, Natália Mendes | - |
dc.date.accessioned | 2020-10-27T19:37:47Z | - |
dc.date.available | 2020-10-27T19:37:47Z | - |
dc.date.issued | 2020-10-27 | - |
dc.date.submitted | 2008 | - |
dc.identifier.other | TCC | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32358 | - |
dc.description.abstract | A linguagem visual se fez presente, antes mesmo do surgimento da escrita. Através deste tipo de comunicação os homens pré-históricos deixaram legados fundamentais para compreensão do estilo de vida que levavam, apesar desta não ter sido a intenção fundamental. A presença da linguagem visual acompanhou as mudanças histórico-sociais sofridas pelo mundo ao longo do tempo e influenciou ideologias e consequentemente tendências pedagógicas. A questão é: Reconhecemos a importância dessa ferramenta comunicativa? Em que momento há utilizamos como instrumento de aprendizagem na modalidade de ensino EJA (Educação de Jovens e Adultos)? É de fundamental importância entendermos que tal modalidade de ensino é especifica para pessoas adultas que por algum motivo social, não puderam estudar e concluir os estudos no tempo que consideramos regular. A cultural imagética dos educandos adultos não pode ser desprezada pela linguagem escrita, por isso a compreensão e exploração da iconografia (escrita da imagem) se faz necessário. O trabalho ora proposto utilizou-se como metodologia prioritária a pesquisa bibliográfica e documental, bem como o uso de técnicas de observações in lócus da investigação. Como principais referencias teóricas recorremos às obras de Paulo Freire (1975, 1983, 1988), Maria Lúcia Gomes da Silva (2008) e Maria Helena Wagner Rossi (2003) Por fim, o trabalho estrutura-se em três capítulos: A dimensão histórico-social da imagem; A leitura do mundo precede a leitura da palavra; Observação pratica: A linguagem imagética como recurso metodológico em aulas de Catecumenato (Catequese para jovens e adultos) e a conclusão. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Imagem | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Cultura | pt_BR |
dc.title | A importância da imagem na formação cultural e suas contribuições à educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referees | Siqueira, Sandra Maria Marinho | - |
dc.contributor.referees | Silva, Rilmar Lopes da | - |
dc.contributor.referees | Albuquerque, Ana Paula Trindade de | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | FACED /UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
NATÁLIA MENDES MAZZAFERA.pdf | 527,47 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.