Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32358
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSiqueira, Sandra Maria Marinho-
dc.contributor.authorMazzafera, Natália Mendes-
dc.creatorMazzafera, Natália Mendes-
dc.date.accessioned2020-10-27T19:37:47Z-
dc.date.available2020-10-27T19:37:47Z-
dc.date.issued2020-10-27-
dc.date.submitted2008-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32358-
dc.description.abstractA linguagem visual se fez presente, antes mesmo do surgimento da escrita. Através deste tipo de comunicação os homens pré-históricos deixaram legados fundamentais para compreensão do estilo de vida que levavam, apesar desta não ter sido a intenção fundamental. A presença da linguagem visual acompanhou as mudanças histórico-sociais sofridas pelo mundo ao longo do tempo e influenciou ideologias e consequentemente tendências pedagógicas. A questão é: Reconhecemos a importância dessa ferramenta comunicativa? Em que momento há utilizamos como instrumento de aprendizagem na modalidade de ensino EJA (Educação de Jovens e Adultos)? É de fundamental importância entendermos que tal modalidade de ensino é especifica para pessoas adultas que por algum motivo social, não puderam estudar e concluir os estudos no tempo que consideramos regular. A cultural imagética dos educandos adultos não pode ser desprezada pela linguagem escrita, por isso a compreensão e exploração da iconografia (escrita da imagem) se faz necessário. O trabalho ora proposto utilizou-se como metodologia prioritária a pesquisa bibliográfica e documental, bem como o uso de técnicas de observações in lócus da investigação. Como principais referencias teóricas recorremos às obras de Paulo Freire (1975, 1983, 1988), Maria Lúcia Gomes da Silva (2008) e Maria Helena Wagner Rossi (2003) Por fim, o trabalho estrutura-se em três capítulos: A dimensão histórico-social da imagem; A leitura do mundo precede a leitura da palavra; Observação pratica: A linguagem imagética como recurso metodológico em aulas de Catecumenato (Catequese para jovens e adultos) e a conclusão.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectImagempt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.titleA importância da imagem na formação cultural e suas contribuições à educação de jovens e adultospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesSiqueira, Sandra Maria Marinho-
dc.contributor.refereesSilva, Rilmar Lopes da-
dc.contributor.refereesAlbuquerque, Ana Paula Trindade de-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsFACED /UFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NATÁLIA MENDES MAZZAFERA.pdf527,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.