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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32347
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSouza, Ângela Maria Freire de Lime e-
dc.contributor.authorSilva, Maria Tereza Teles dos Santos-
dc.creatorSilva, Maria Tereza Teles dos Santos-
dc.date.accessioned2020-10-21T18:25:29Z-
dc.date.available2020-10-21T18:25:29Z-
dc.date.issued2020-10-21-
dc.date.submitted2008-12-09-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32347-
dc.description.abstractEsta monografia aborda o tema “Relação família-escola com as repercussões no desempenho escolar de crianças no ensino fundamental”, e tem como objetivo, investigar relações pessoais e interpessoais nos ambientes escolares e familiares e suas conseqüências no rendimento escolar das crianças, do ensino fundamental, o qual é diagnosticado apenas como um déficit do educando, sem observância das vivências em sua vida familiar. Sendo assim, a questão problema da pesquisa foi: Qual a importância das relações familiares, conflituosas ou não, para o desenvolvimento pleno e saudável do processo de aprendizagem da criança?. Fatores emocionais advindos de situação de conflito familiar podem ocasionar a falta de atenção, como, as emoções, a exemplo de pânico, medo, vergonha, culpa, ansiedade, que funcionam como agente descentralizador da atenção da criança, que deveria estar voltada para a aprendizagem. O trabalho ressalta a importância do estabelecimento de um vínculo entre a família e a escola, pois, proporcionar mudanças significantes na aprendizagem acaba por evitar o aparecimento de dificuldades, crises e stress. Foram realizadas como estratégias: observações e entrevistas, estas aos membros docentes e familiares, acerca do fracasso e/ou sucesso escolar que está intimamente ligado ao conceito de valores da família e ao relacionamento do educando com o tripé escola/família/educador. A pesquisa desenvolvida aborda um estudo de caso com análise de dados, sendo do tipo qualitativa. Portanto, destaca-se ao longo dessa as referências teóricas: Louro(2007) Carvalho (2004), Fagundes(2001),Cunha(2000), dentre outros, os quais consideram que as relações entre escola/família, além dos supostos ideais comuns, são indispensáveis na divisão do trabalho de educar as crianças envolvidas nesses ambientes.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectValorespt_BR
dc.subjectEducandopt_BR
dc.subjectDesempenho escolarpt_BR
dc.titleRelação família - escola com as repercussões no desempenho escolar de crianças do ensino fundamental.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesLima, Tatiane de Lucena-
dc.contributor.refereesEmbirussu, Karina Néri-
dc.contributor.refereesSouza, Ângela Maria Freire de Lime e-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsFACED /UFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçaopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

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