Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Souza, Ângela Maria Freire de Lime e | - |
dc.contributor.author | Silva, Maria Tereza Teles dos Santos | - |
dc.creator | Silva, Maria Tereza Teles dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2020-10-21T18:25:29Z | - |
dc.date.available | 2020-10-21T18:25:29Z | - |
dc.date.issued | 2020-10-21 | - |
dc.date.submitted | 2008-12-09 | - |
dc.identifier.other | TCC | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32347 | - |
dc.description.abstract | Esta monografia aborda o tema “Relação família-escola com as repercussões no desempenho escolar de crianças no ensino fundamental”, e tem como objetivo, investigar relações pessoais e interpessoais nos ambientes escolares e familiares e suas conseqüências no rendimento escolar das crianças, do ensino fundamental, o qual é diagnosticado apenas como um déficit do educando, sem observância das vivências em sua vida familiar. Sendo assim, a questão problema da pesquisa foi: Qual a importância das relações familiares, conflituosas ou não, para o desenvolvimento pleno e saudável do processo de aprendizagem da criança?. Fatores emocionais advindos de situação de conflito familiar podem ocasionar a falta de atenção, como, as emoções, a exemplo de pânico, medo, vergonha, culpa, ansiedade, que funcionam como agente descentralizador da atenção da criança, que deveria estar voltada para a aprendizagem. O trabalho ressalta a importância do estabelecimento de um vínculo entre a família e a escola, pois, proporcionar mudanças significantes na aprendizagem acaba por evitar o aparecimento de dificuldades, crises e stress. Foram realizadas como estratégias: observações e entrevistas, estas aos membros docentes e familiares, acerca do fracasso e/ou sucesso escolar que está intimamente ligado ao conceito de valores da família e ao relacionamento do educando com o tripé escola/família/educador. A pesquisa desenvolvida aborda um estudo de caso com análise de dados, sendo do tipo qualitativa. Portanto, destaca-se ao longo dessa as referências teóricas: Louro(2007) Carvalho (2004), Fagundes(2001),Cunha(2000), dentre outros, os quais consideram que as relações entre escola/família, além dos supostos ideais comuns, são indispensáveis na divisão do trabalho de educar as crianças envolvidas nesses ambientes. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Família | pt_BR |
dc.subject | Valores | pt_BR |
dc.subject | Educando | pt_BR |
dc.subject | Desempenho escolar | pt_BR |
dc.title | Relação família - escola com as repercussões no desempenho escolar de crianças do ensino fundamental. | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referees | Lima, Tatiane de Lucena | - |
dc.contributor.referees | Embirussu, Karina Néri | - |
dc.contributor.referees | Souza, Ângela Maria Freire de Lime e | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | FACED /UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educaçao | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)
|