Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32346
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAlmeida, Gustavo Roque-
dc.contributor.authorGonçalves, Lucidalva de Araújo-
dc.creatorGonçalves, Lucidalva de Araújo-
dc.date.accessioned2020-10-21T16:05:14Z-
dc.date.available2020-10-21T16:05:14Z-
dc.date.issued2020-10-21-
dc.date.submitted2008-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32346-
dc.description.abstractHá várias décadas pessoas, associações, governos, instituições de pesquisas, empresas e associações não governamentais dos mais diversos lugares do mundo já viam tratando de problemas ambientais como a conservação dos recursos naturais e os impactos da poluição. Mas foi na década de 1970 que a poluição e o alerta quanto ao esgotamento dos recursos naturais começaram a preocupar os governantes, porém só nos anos 80 que o termo Educação Ambiental tornou-se popular. A Educação Ambiental é um processo que busca sensibilizar as pessoas quanto a essa questão (como funciona, como depende delas e como as afetam) levando-as a participarem ativamente de sua defesa e melhoria. Este trabalho buscou discutir mais a inclusão da Educação Ambiental nos conteúdos das propostas curriculares das escolas do ensino fundamental, atuando como tema transversal em todas as disciplinas e práticas educativas levando em conta, inclusive o conteúdo proposto pelos PCN’s. Baseando-se nas orientações pedagógicas legais e nos PCN’s, a presente monografia tem como objetivo traçar um perfil de Educação Ambiental voltado para a cidadania para alunos do ensino fundamental, visando mostrar a necessidade de uma conscientização das crianças nessa faixa etária no sentido de se formarem cidadãos sensíveis, mobilizados e capazes de atuarem na reconstrução de uma sociedade consciente da sua responsabilidade para com a comunidade onde vivem. Desta forma esse trabalho pretende buscar respostas para as seguintes questões: Como se configuraria uma educação ambiental para a cidadania, levando em conta as especificidades pedagógicas e formativas do ensino fundamental? O que é cidadania?O que os PCN’s recomendam como conteúdos e práticas escolares para Educação ambiental?pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectEducação Ambientapt_BR
dc.subjectContexto Pedagógicopt_BR
dc.titleEducação ambiental para cidadania: um estudo para o contexto pedagógico da educação fundamental.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesSouza, João Batista de-
dc.contributor.refereesCouto, Maria-
dc.contributor.refereesAlmeida, Gustavo Roque-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsFACED /UFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçaopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA CIDADANIA UM ESTUDO PARA O CONTEXTO PEDAGÓGICO DA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL.pdf257,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.