Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32340
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRocha, José Fernando Moura-
dc.contributor.authorRibeiro, Felipe Mendonça-
dc.creatorRibeiro, Felipe Mendonça-
dc.date.accessioned2020-10-19T18:22:21Z-
dc.date.available2020-10-19T18:22:21Z-
dc.date.issued2020-10-19-
dc.date.submitted2020-08-24-
dc.identifier.otherDissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32340-
dc.description.abstractEste trabalho teve o objetivo de investigar como os docentes das disciplinas Conceitos de Física A, B, C e D, do Curso de Física da UFBA, ministraram esses componentes curriculares, a partir do relato de suas próprias experiências de docência. A investigação foi orientada pelo paradigma fenomenológico, tendo como estratégia prioritária de coleta de dados, as entrevistas abertas, as quais foram realizadas com quatro docentes e registradas por meio de gravações de áudio, com a análise e interpretação dos dados realizadas segundo o processo de redução fenomenológica. O trabalho foi estruturado em quatro capítulos. No primeiro, faz-se considerações gerais sobre a inserção de História e Filosofia da Ciência no Ensino de Ciências, em particular, no de Física; em seguida, discute-se o uso de abordagens contextualizadas, bem como da experimentação e da matematização no ensino de física, além de serem feitas considerações sobre a docência universitária. No segundo, são apresentados alguns aspectos históricos do desenvolvimento do Ensino de Física no Brasil, até a década de 1990, época em que foi criado o Curso de Física, Licenciatura, noturno, em cuja matriz curricular foram incluídas, como uma das inovações importantes, as Físicas Básicas I, II, III e IV, atualmente denominadas Conceitos de Física A, B, C e D; além de serem apresentadas também as características dessas disciplinas. No terceiro capítulo, apresenta-se o delineamento metodológico, onde a pesquisa foi caracterizada como de natureza qualitativa e de caráter empírico. E, finalmente, no quarto e último capítulo, foram analisados dados obtidos em resposta à pergunta norteadora da pesquisa, a partir dos quais emergiram cinco categorias de análise (Inserção de HFC, Experimentação, Matematização, Materiais ou Recursos Didáticos, Dificuldades) de onde pudemos compreender que a inclusão, em 2016, das disciplinas Conceitos de Física A, B, C e D, no Curso de Física, diurno e noturno, modalidades licenciatura e bacharelado - como extensão da experiência de ensino realizada no Curso de Física, Licenciatura, noturno, através das Físicas Básicas I, II, III e IV, a partir de 1999 - está mostrando-se, na voz de docentes que as ministraram (período de 2016 a 2019), uma experiência curricular positiva, em que pese as dificuldades enfrentadas pelos docentes para ministrá-las.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT This work aimed to investigate how Professor’s from Physics Concepts A, B, C and D disciplines, from UFBA’s Physics Course, taught these curricular componentes, through their own teaching experiences reports. The investigation was directed by Phenomenological Paradigm, having main data collection strategy, open interviews, which were conducted with four professors and registered by audio recordings, with data analyses and interpretation carried out by phenomenological reduction process. The work was structured in four chapters. In the first one, we consider about insertion of History and Philosophy of Science in Science Education, particularly, in Physics’; after that, we discuss about using contextual approaches, as well as experiments and mathematics roles in physics teaching, besides we consider some aspects about university lecturer. In the second one, there are shown some historical aspects of Physics Education Development in Brazil, til 1990 decade, when day night Teacher Preparation Physics Program was built, in which curriculum, there were included, as curricular innovations, the Basic Physics I, II, III and IV disciplines, nowadays called Physics Concepts A, B, C and D; there are also shown those disciplines characteristics. In the third chapter, it is shown the methodological design, where the research was characterized as qualitative nature and empirical character. And, finally, in the fourth and last chapter, there were analysed data obtained in response to the resarch guiding question, from what emerged five analyses categories (HPS Insertion, Experimentation, Mathematics, Educational Material or Didatic Resource, Difficulties) and, as a consequence, we could comprehend that the inclusion, in 2016, Physics Concepts A, B, C and D disciplines, in Physics Course, day period and day night period, teacher training and bachelor modalities – as teaching experience extension occured in Physics Course, Techer Preparation Program, day night period, through Basic Physics I, II, III and IV, from 1999 – has being shown, through professors’ voices (from 2016 to 2019), a positive curricular experience, in spite of some difficulties faced by professors in teaching them.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAbordagem contextualpt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectHistória e filosofia da ciênciapt_BR
dc.subjectFísica - Estudo e ensino (Superior)pt_BR
dc.subjectContextualização do Conteúdopt_BR
dc.subjectCiência - Históriapt_BR
dc.subjectCiência - Filosofiapt_BR
dc.subjectProfessores de física - Formaçãopt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectContextual approachpt_BR
dc.subjectPhysics educationpt_BR
dc.subjectHistory and philosophy of sciencept_BR
dc.titleAbordagem contextual: as experiências de docentes das disciplinas Conceitos de Física A, B, C E D do Curso de Física da UFBA.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesPena, Fábio Luís Alves-
dc.contributor.refereesOliveira, Andréia Maria Pereira de-
dc.contributor.refereesRocha, José Fernando Moura-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programEnsino, Filosofia e História das Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/FACEDpt_BR
dc.publisher.initialsUEFSpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGEFHC)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.