Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32339
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: As matizes históricas da questão de gênero e sua configuração no campo da educação.
Autor(es): Miranda, Luciana de Almeida
Autor(es): Miranda, Luciana de Almeida
Abstract: O presente estudo visa compreender as relações existentes entre gênero, identidade de gênero e educação. Este estudo de caráter qualitativo tem como respaldo teórico autores e autoras, cuja produção traz contribuições quanto ao gênero e identidade de gênero: Fagundes (2005), Louro (1997), Saffioti (1987), Banditer (1993), Cravo (2006), Bourdieu (2003), Scott (1991), Silva (2000); e sobre educação: Tonet (2006), Gandini (1980), Gohn (2001), Mclaren (2002), Hernández (1998). A análise da bibliografia dos autores mencionada permitiu identificar os modos através do qual a educação vem reforçando estereotipo sobre masculinidade e feminilidade. O objetivo básico deste estudo é verificar quais são as relações existentes entre gênero, a escola, a educação (processo educativo), e de que forma essas possíveis relações podem ser consideradas e resignificadas.
Palavras-chave: Gênero
Identidade de Gênero e Educação
Educação
País: Brasil
Sigla da Instituição: FACED /UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32339
Data do documento: 19-Out-2020
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AS MATIZES HISTÓRICAS DA QUESTÃO DE GÊNERO E SUA CONFIGURAÇÃO NO CAMPO DA EDUCAÇÃO.pdf690,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.