Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32339
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: As matizes históricas da questão de gênero e sua configuração no campo da educação.
Authors: Miranda, Luciana de Almeida
metadata.dc.creator: Miranda, Luciana de Almeida
Abstract: O presente estudo visa compreender as relações existentes entre gênero, identidade de gênero e educação. Este estudo de caráter qualitativo tem como respaldo teórico autores e autoras, cuja produção traz contribuições quanto ao gênero e identidade de gênero: Fagundes (2005), Louro (1997), Saffioti (1987), Banditer (1993), Cravo (2006), Bourdieu (2003), Scott (1991), Silva (2000); e sobre educação: Tonet (2006), Gandini (1980), Gohn (2001), Mclaren (2002), Hernández (1998). A análise da bibliografia dos autores mencionada permitiu identificar os modos através do qual a educação vem reforçando estereotipo sobre masculinidade e feminilidade. O objetivo básico deste estudo é verificar quais são as relações existentes entre gênero, a escola, a educação (processo educativo), e de que forma essas possíveis relações podem ser consideradas e resignificadas.
Keywords: Gênero
Identidade de Gênero e Educação
Educação
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: FACED /UFBA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32339
Issue Date: 19-Oct-2020
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AS MATIZES HISTÓRICAS DA QUESTÃO DE GÊNERO E SUA CONFIGURAÇÃO NO CAMPO DA EDUCAÇÃO.pdf690,11 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.