Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32339
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | As matizes históricas da questão de gênero e sua configuração no campo da educação. |
Autor(es): | Miranda, Luciana de Almeida |
Autor(es): | Miranda, Luciana de Almeida |
Abstract: | O presente estudo visa compreender as relações existentes entre gênero, identidade de gênero e educação. Este estudo de caráter qualitativo tem como respaldo teórico autores e autoras, cuja produção traz contribuições quanto ao gênero e identidade de gênero: Fagundes (2005), Louro (1997), Saffioti (1987), Banditer (1993), Cravo (2006), Bourdieu (2003), Scott (1991), Silva (2000); e sobre educação: Tonet (2006), Gandini (1980), Gohn (2001), Mclaren (2002), Hernández (1998). A análise da bibliografia dos autores mencionada permitiu identificar os modos através do qual a educação vem reforçando estereotipo sobre masculinidade e feminilidade. O objetivo básico deste estudo é verificar quais são as relações existentes entre gênero, a escola, a educação (processo educativo), e de que forma essas possíveis relações podem ser consideradas e resignificadas. |
Palavras-chave: | Gênero Identidade de Gênero e Educação Educação |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | FACED /UFBA |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32339 |
Data do documento: | 19-Out-2020 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AS MATIZES HISTÓRICAS DA QUESTÃO DE GÊNERO E SUA CONFIGURAÇÃO NO CAMPO DA EDUCAÇÃO.pdf | 690,11 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.