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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32337
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBeltrão, Lícia Maria Freire-
dc.contributor.authorGavazza, Jeane Santos-
dc.creatorGavazza, Jeane Santos-
dc.date.accessioned2020-10-19T14:33:36Z-
dc.date.available2020-10-19T14:33:36Z-
dc.date.issued2020-10-19-
dc.date.submitted2009-12-15-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32337-
dc.description.abstractA presente monografia tem como objetivo responder questões pessoais minhas e fornecer a leitores, principalmente professores e futuros professores, conhecimentos sobre aspectos semânticos da literatura infantil, representada pela obra de Ana Maria Machado. Para tanto, tomei a leitura como procedimento principal da pesquisa que tem caráter tanto bibliográfico quanto prático. Do ponto de vista bibliográfico, percorro as teorias da palavra, o estudo da linguagem que produz a literatura infantil e a semântica, até chegar à linguagem nas obras de Ana Maria Machado, análise das obras da autora e, por fim, a contribuição desses estudos para a educação. Todo esse percurso foi embasado por autores como Eni Orlandi, Michel Bréal, Bakhtin, Beth Brait, Ana Maria Machado, Nelly Novaes Coelho, Marisa Lajolo, Domício Proença Filho, Edgar Morin, Maria José Palo, Maria Rosa D. Oliveira e outros, que foram necessários para a constituição dos capítulos que compõem a monografia. Do ponto de vista prático, é feita análise de três livros da obra de Ana Maria Machado, intencionalmente escolhidos: Camilão, o comilão, Beto, o carneiro e Dorotéia, a centopeia. Na continuidade, debato sobre a contribuição desses estudos para a educação. Os resultados mostraram que Ana Maria Machado escreve uma literatura infantil que considera a “língua brasileira, com sua flexibilidade, sua variedade, seu ritmo e sua dança, sua ginga inventiva, seu jogo de cintura, sua irrelevância” e que esse modo de escrever pode favorecer a educação das crianças que forem suas leitoras.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteratura Infantilpt_BR
dc.subjectPalavrapt_BR
dc.subjectSemânticapt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectAna Maria Machadopt_BR
dc.titleAs palavras, as palavrinhas e os palavrões na obra de Ana Maria Machado.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesBeltrão, Lícia Maria Freire-
dc.contributor.refereesSantos, Luciene Souza-
dc.contributor.refereesSerpa, Luiz Felippe Santos Perret-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsFACED /UFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqLiteratura brasileirapt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

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