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dc.contributor.advisorMiranda, Theresinha Guimarães-
dc.contributor.authorBarreto, Ilma Nascimento-
dc.creatorBarreto, Ilma Nascimento-
dc.date.accessioned2020-10-19T13:58:29Z-
dc.date.available2020-10-19T13:58:29Z-
dc.date.issued2020-10-19-
dc.date.submitted2008-07-09-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32336-
dc.description.abstractEste trabalho pretende enfocar a relação entre a família e a escola para facilitar o desenvolvimento da pessoa com síndrome de Down e identificar como essa relação potencializa o seu desenvolvimento. Assim, procurou se basear na teoria de Wallon, na qual trata a importância do “meio” no desenvolvimento infantil. Conforme Galvão, (1995), Wallon acredita que o meio é o campo sobre o qual a criança aplica as condutas de que dispõe, ao mesmo tempo em que é dele que retira os recursos para sua ação. A monografia consta de uma parte teórica e uma empírica. A parte teórica traz um breve histórico da deficiência mental, características e causas da síndrome de Down e em outro momento a relação família e escola no processo educacional da pessoa com síndrome de Down e na parte empírica foram feitas entrevistas com um profissional da área de educação e dois membros de duas famílias distintas, todos envolvidos na promoção do desenvolvimento de pessoas com síndrome de Down. Da análise dos resultados constatou-se que o ser Down, para ter um bom desenvolvimento, precisa de uma família disposta a lutar pelo seu desenvolvimento pessoal e social e de uma escola com profissionais preparados para lidar com a síndrome de Down. Além disso, é necessário o apoio de profissionais da área de saúde. Conclui-se, pois, que a família e a escola devem ter uma atuação integrada para a promoção do desenvolvimento e a inclusão social das pessoas com síndrome de Down.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDownpt_BR
dc.subjectDesenvolvimentopt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.titleInclusão: a contribuição da família e da escola para o desenvolvimento da pessoa com síndrome de downpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesMiranda, Theresinha Guimarães-
dc.contributor.refereesBordas, Miguel Angel García-
dc.contributor.refereesRosa, Dora Leal-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsFACED /UFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

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