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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32336
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Miranda, Theresinha Guimarães | - |
dc.contributor.author | Barreto, Ilma Nascimento | - |
dc.creator | Barreto, Ilma Nascimento | - |
dc.date.accessioned | 2020-10-19T13:58:29Z | - |
dc.date.available | 2020-10-19T13:58:29Z | - |
dc.date.issued | 2020-10-19 | - |
dc.date.submitted | 2008-07-09 | - |
dc.identifier.other | TCC | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32336 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho pretende enfocar a relação entre a família e a escola para facilitar o desenvolvimento da pessoa com síndrome de Down e identificar como essa relação potencializa o seu desenvolvimento. Assim, procurou se basear na teoria de Wallon, na qual trata a importância do “meio” no desenvolvimento infantil. Conforme Galvão, (1995), Wallon acredita que o meio é o campo sobre o qual a criança aplica as condutas de que dispõe, ao mesmo tempo em que é dele que retira os recursos para sua ação. A monografia consta de uma parte teórica e uma empírica. A parte teórica traz um breve histórico da deficiência mental, características e causas da síndrome de Down e em outro momento a relação família e escola no processo educacional da pessoa com síndrome de Down e na parte empírica foram feitas entrevistas com um profissional da área de educação e dois membros de duas famílias distintas, todos envolvidos na promoção do desenvolvimento de pessoas com síndrome de Down. Da análise dos resultados constatou-se que o ser Down, para ter um bom desenvolvimento, precisa de uma família disposta a lutar pelo seu desenvolvimento pessoal e social e de uma escola com profissionais preparados para lidar com a síndrome de Down. Além disso, é necessário o apoio de profissionais da área de saúde. Conclui-se, pois, que a família e a escola devem ter uma atuação integrada para a promoção do desenvolvimento e a inclusão social das pessoas com síndrome de Down. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Down | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento | pt_BR |
dc.subject | Família | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.title | Inclusão: a contribuição da família e da escola para o desenvolvimento da pessoa com síndrome de down | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referees | Miranda, Theresinha Guimarães | - |
dc.contributor.referees | Bordas, Miguel Angel García | - |
dc.contributor.referees | Rosa, Dora Leal | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | FACED /UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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ILMA NASCIMENTO BARRETO.pdf | 251,53 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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