Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32304
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDick, Sara Martha-
dc.contributor.authorVieira, Débora Magali Miranda-
dc.creatorVieira, Débora Magali Miranda-
dc.date.accessioned2020-10-07T20:46:11Z-
dc.date.available2020-10-07T20:46:11Z-
dc.date.issued2020-10-07-
dc.date.submitted2008-12-09-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32304-
dc.description.abstractEste trabalho busca analisar os resultados da pesquisa sobre o processo histórico de transformação sofrida na formação para o magistério, que inicialmente (séc.XIX) foi dirigido basicamente para o sexo masculino e, que, já no final deste mesmo século passa por uma transformação gradual, com uma caracterização de uma atividade feminina. Esta situação, afirma-se no início do período republicano, com cursos de formação de professores voltados para este fim. Pretendemos, com este estudo, avaliar as condições em que se processaram tais mudanças na Bahia, assim como discutir a formação escolar/profissional oferecida pelos poderes públicos às mulheres, a partir de políticas públicas destinadas a esta modalidade de ensino, ou seja, formação de professores. Nosso enfoque é para o conjunto destas transformações, particularmente com atenção para a situação da Bahia. O estudo deste tema pretende contribuir com a História da Educação Brasileira e, principalmente baiana, cujo quadro historiográfico, de recente desenvolvimento, ainda possui imensas lacunas. Entendemos que esta discussão auxiliará na composição desta historiografia tão carente.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT - This work search’s to analyze the research results on the historical process of transformation suffered in the formation for the teaching, that initially (19 th century) was directed basically for the masculine sex and, that, no longer final of this exactly century passes for a gradual transformation, with a characterization of a feminine activity. This situation is affirmed at the beginning of the republican period, with courses of formation of professors directed toward this end. We intend, with this study, to evaluate the conditions where if they had processed such changes in the Bahia, as well as arguing professional the pertaining to school formation/offered by being able them public to the women, from public politics destined to this modality of education, that is, formation of professors. Our approach is for the set of these transformations, particularly with attention for the situation of the Bahia. The study of this subject it intends to contribute with the History of Brazilian e, mainly bahian Education, whose historical picture, of recent development, still possess immense gaps. We understand that this quarrel will assist in the composition of this so devoid historic.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectMagistério femininopt_BR
dc.subjectHistória da educaçãopt_BR
dc.subjectBahiapt_BR
dc.subjectPublic politicspt_BR
dc.subjectfeminine teachingpt_BR
dc.subjectHistory educationpt_BR
dc.titleMulher e formação para o magistério: “entre a condição desejável e a possível de se obter” Bahia – 1873 a 1895pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesDick, Sara Martha-
dc.contributor.refereesRocha, Lucia Maria da Franca-
dc.contributor.refereesCosta, Izabel Maria Villela-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/FACEDpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqHistória da Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.