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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSiqueira, Sandra Maria Marinho-
dc.contributor.authorNascimento, Iris Pereira-
dc.creatorNascimento, Iris Pereira-
dc.date.accessioned2020-10-06T00:15:24Z-
dc.date.available2020-10-06T00:15:24Z-
dc.date.issued2020-10-05-
dc.date.submitted2009-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32286-
dc.description.abstractO presente trabalho foi elaborado a partir de uma inquietação quanto às possíveis implicações entre relações de trabalho e a educação promovida no mesmo ambiente, e, para fazer constatações a respeito desta temática, viu-se a necessidade de se fazer uma pesquisa de campo. Esta monografia se desenvolveu em três capítulos. O primeiro deles consistiu em fazer um apanhado histórico da Educação do Trabalhador, da Educação de Jovens e Adultos e da Educação Profissional do Brasil. O segundo capítulo teve o intuito de esclarecer o perfil do trabalhador de novo tipo e os motivos que levaram ao surgimento deste. O terceiro e último procurou estabelecer as semelhanças e as diferenças entre qualificação e competências. Este trabalho proporcionou uma análise dos efeitos da Educação do Trabalhador nas relações de trabalho e no desenvolvimento deste. Para fazer esta análise, foram entrevistados alguns trabalhadores de uma empresa da Construção Civil. Contribuíram com os depoimentos: o técnico de segurança, o mestre de obras e alguns trabalhadores que estudaram numa classe de Educação de Jovens e Adultos que funcionava, após o expediente de trabalho, na empresa K. Os principais autores utilizados para a sustentação teórica desta monografia foram: Haddad e Pierro (2000), Lara (2003), Kuenzer (1991), Macário (2005), Morato (2005), Menezes (2004), Marinho (2004), Ferreti (2005) e Ramos (2006). Apesar da utilização de obras dos autores supracitados, tornou-se relevante fazer um estudo de caso a fim de observar possíveis implicações da Educação do trabalhador de novo tipo no ambiente de trabalho de forma prática, fazendo assim, uma análise de entrevistas feitas com profissionais que vivenciaram de perto essas transformações. Isso foi feito baseado nas contribuições dos autores. Neste trabalho, constatou-se que o fato de estes trabalhadores estudarem no local de trabalho trouxe benefícios tanto para eles quanto para a empresa, inclusive, segundo os depoimentos, aumentou o entendimento da importância do uso dos equipamentos de segurança bem como os laços de amizade, o que proporcionou mais disposição para o trabalho, diminuindo-se, por outro lado, os conflitos entre os funcionários. Assim, observou-se que tipos de competências e características do trabalhador de novo tipo foram desenvolvidas por estes alunos/trabalhadores.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTrabalhadorpt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectTrabalhador de novo tipopt_BR
dc.subjectCompetênciaspt_BR
dc.subjectEducação para o trabalhopt_BR
dc.titleA educação do trabalhador de novo tipo e suas implicações no ambiente de trabalhopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesSiqueira, Sandra Maria Marinho-
dc.contributor.refereesFartes, Vera Lúcia Bueno-
dc.contributor.refereesAntoniazzi, Maria Regina Filgueiras-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/FACEDpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEnsino Profissionalizantept_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

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