https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32285
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Formação de professores em exercício em nível superior: uma abordagem política-pedagógica. Situando a experiência do Projeto Salvador na FACED/UFBA |
Autor(es): | Rodrigues, Aline Nayana de Lima |
Autor(es): | Rodrigues, Aline Nayana de Lima |
Abstract: | O objetivo principal desse trabalho reside fazer uma análise da formação de professores em exercício no nível superior: através de uma abordagem política - pedagógica. Situando a experiência do Projeto Salvador na FACED/UFBA. Inicialmente procuro fazer um
levantamento histórico da formação docente em nível superior no Brasil, perpassando pela valorização real e social do docente que atua em sala de aula. Analisando também as Diretrizes Curriculares para a formação de professores da educação básica. Por último, procuro descrever sobre o Projeto de Licenciatura desenvolvido pela UFBA em parceria
com a Secretaria de Educação do Município de Salvador que visa a formação docente em nível de graduação. Investigando sobre a estrutura acadêmica e curricular do curso, através da aplicação de um questionário com os estudantes - cursistas, buscando desvelar a satisfação e a integragação dos mesmo com o referido Projeto. ABSTRACT - The objective of this work was to make an analysis of the formation of professors in exercise in the superior level: through a boarding politics - pedagogical. Pointing out the experience of the Salvador Project in the FACED/UFBA. Initially I look for to make a historical survey of the teaching formation in superior level in Brazil, perpassando for the real and social valuation of the professor who acts in classroom. Also analyzing the curricular lines of direction for the formation of professors of the basic education. Finally, I look for to describe on the Project of Licenciatura developed for the UFBA in partnership with the Secretariat of Education of the City of Salvador that aims at the teaching formation in graduation level. Investigating on the academic and curricular structure of the course, through the application of a questionnaire with the cursistas professors, searching to discover the satisfaction and the integragação of the cursistas professors. |
Palavras-chave: | Formação de professores Prática docente Projeto Salvador Teacher training Teaching practice |
CNPq: | Educação |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | UFBA/FACED |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32285 |
Data do documento: | 5-Out-2020 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monografia de Graduação.pdf_1 | 363,14 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.