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Tipo: Dissertação
Título: Imagens da ciência: cinema educativo e discurso científico na era Vargas (1930-1945)
Autor(es): Delfino, Marcelo Silva de Carvalho
Autor(es): Delfino, Marcelo Silva de Carvalho
Abstract: O Cinema Educativo brasileiro se delimita como um gênero cinematográfico que se estabeleceu na primeira metade do século XX, sendo seu amparo legal a nível nacional estabelecido no governo de Getúlio Vargas, mais especificamente em 1932, a partir da promulgação do decreto 21.240/32, e volta-se sobretudo à utilização de documentários para auxiliar o processo escolar de ensino, ou para transmitir conhecimentos de diversas matizes ao público em geral. O Cinema Educativo se fortalece no Brasil a partir da atuação, sobretudo, de cientistas e educadores vinculados ao Movimento Escola Nova, que buscavam uma transformação nas formas tradicionais de educação, ao mesmo tempo que viram no potencial cinematográfico uma forma de colocar em curso sua própria agenda de modernização do país e de sua população. Os estudos do cinema de uma perspectiva cultural têm crescido exponencialmente a partir dos anos 80, com foco crescente no “fato cinematográfico”, ou em toda a construção contextual na qual estão inseridos os filmes. Nesse caminho, analisa-se a construção de um filme não apenas enquanto ato artístico ou comunicacional, mas com foco em quais contextos, articulações, representações e atribuições sociais, políticas e culturais o cinema carrega em si. No caso do Cinema Educativo, uma análise dessa vertente nos permite compreender de que forma essa ferramenta foi utilizada em congruência com um discurso científico no Brasil na primeira metade do século XX, alinhando este trabalho com as recentes tendências nos estudos de história do cinema e de história da ciência. Neste trabalho, dividido em dois capítulos,trataremos: no capítulo 1, das bases gerais que permitiram a estruturação do Cinema Educativo brasileiro, identificando os principais marcos legais – sobretudo ocorridos nas reformas educacionais de alguns estados – bem como identificando as principais influências internacionais que orientaram este processo no Brasil. No capítulo 2, serão discutidas as influências do médico e antropólogo Edgard Roquette-Pinto, defensor assíduo do Cinema Educativo enquanto forma de popularização do discurso científico, no processo de consolidação desse tipo de cinema. Roquette-Pinto foi pioneiro na utilização do cinema enquanto ferramenta educacional, e toda sua carreira é marcada pelo intercâmbio entre ciências – sobretudo naturais – e cinema. Uma abordagem das principais iniciativas profissionais de Roquette-Pinto será contextualizada com discussões acerca da construção moral e política imbricada nos filmes.
ABSTRACT The Brazilian Educational Cinema is defined as a film genre that was established in the first half of the twentieth century, and its national legal support established in the government of Getúlio Vargas, more specifically in 1932, from the promulgation of decree 21.240 / 32, and It focuses mainly on the use of documentaries to help the school process of teaching, or to transmit knowledge of various shades to the general public. Educational Cinema is strengthened in Brazil through the performance, above all, of scientists and educators linked to the Escola Nova Movement, who sought a transformation in the traditional forms of education, while seeing in the cinematic potential a way of putting their own education into action. modernization agenda of the country and its population. Film studies from a cultural perspective have grown exponentially since the 1980s, with a growing focus on the “cinematic fact” or the entire contextual construction in which films are embedded. In this way, the construction of a film is analyzed not only as an artistic or communicational act, but focusing on which contexts, articulations, representations and social, political and cultural attributions the cinema carries in itself. In the case of Educational Cinema, an analysis of this aspect allows us to understand how this tool was used in congruence with a scientific discourse in Brazil in the first half of the twentieth century, aligning this work with recent trends in studies of film history and history of science. In this work, divided into two chapters, we will deal with: in chapter 1, the general bases that allowed the structuring of the Brazilian Educational Cinema, identifying the main legal frameworks - especially occurred in the educational reforms of some states - as well as identifying the main international influences that guided this process in Brazil. Chapter 2 will discuss the influences of physician and anthropologist Edgard Roquette-Pinto, a frequent advocate of Educational Cinema as a form of popularization of scientific discourse in the process of consolidation of this type of cinema. Roquette-Pinto pioneered the use of cinema as an educational tool, and her entire career is marked by the exchange between science - especially natural science - and cinema. An approach to Roquette-Pinto's main professional initiatives will be contextualized with discussions about the moral and political construction embedded in the films.
Palavras-chave: História da ciência
Cinema educativo
Divulgação científica
Roquette-pinto
Cinema na educação
Ciência - História
Roquete- Pinto, E. (Edgar) - 1884- 1954
Ciência no cinema
Comunicação na ciência
Educational Cinema
History of Science
Scientific Dissemination
CNPq: História das Ciências
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA/FACED
UEFS
metadata.dc.publisher.program: em Ensino, Filosofia e História das Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32245
Data do documento: 23-Set-2020
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